Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística desportiva
A logística desportiva ou esportiva (do Brasil), é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as actividades desportivas. «Em todos os eventos desportivos, a logística é um factor determinante para o sucesso desses eventos.» (Graham et al., 2001, p. 40).
Para que exista uma boa implementação dos métodos necessáriosa satisfazer as necessidades existentes à realização de um evento desportivo, deve existir da parte das pessoas responsáveis um claro esclarecimento dos objectivos do projecto e uma boa capacidade de gerir logisticamente os recursos físicos do local. Devem ser criados sistemas de coordenação, que permitam uma boa circulação de pessoas, informação e recursos de modo a garantir que os mesmos seencontram disponíveis no sítio certo e na hora exacta. (Werterbeek, 2006, p. 196).
Tal como em muitos outros ramos da industria, surgiu uma especialização em logística desportiva. Esta especialização surgiu para colmatar falhas que existiam neste segmento. Devido à grande concorrência actual no ramo, os especialistas têm apostado cada vez mais na qualidade e no planeamento para que tudo corra naperfeição. Para que isto aconteça têm recorrido a processamentos específicos de logística e a pessoal qualificado que certamente prestará um melhor serviço aos clientes (A Empresa, 2009).
As características da logística desportiva variam consoante o evento e o desporto que esteja em questão.
Vantagens e desvantagens de uma boa logística desportiva
Todos os detalhes são importantes para o sucesso deum evento ou de uma actividade desportiva, mas a logística é talvez das actividades que permite minimizar o maior número de erros e também precaver situações indesejadas. Esta será porventura a sua maior vantagem pois ao minimizar os erros permitirá à organização atingir os seus objectivos estipulados. Num mundo onde as equipas estão cada vez melhor preparadas, as competições mais disputadas e aspessoas mais exigentes, cada detalhe é fundamental para o sucesso de um projecto, logo o objectivo da logística será fazer todos os preparativos que o cliente tenha toda a tranquilidade para se preocupar apenas com a sua actividade desportiva.
Quanto às desvantagens que poderão existir na logística desportiva, estas estão normalmente relacionadas com o tempo e mão-de-obra dispendidos noplaneamento da actividade. Estas desvantagens acabam por ser "males" menores comparados com os benefícios que uma boa logística desportiva trás aos eventos.
[editar] Áreas importantes
Existem algumas áreas importantes a ter em conta para o bom processamento da logística desportiva. Áreas como a segurança, transporte, voluntariado, emergência médica, ambiente, alojamento e comunicação social são daextrema importância para o sucesso de qualquer evento.
Quanto à segurança, é muito importante assegurar que um evento decorre sem incidentes. A organização procura sempre através da coordenação com a policia ou da subcontratação de empresas de segurança privada, afastar os adeptos mais conflituosos ou pelo menos impedir que estes ponham em risco a segurança dos intervenientes no espectáculo desportivoou até mesmo de outros adeptos.
O transporte também representa uma área fundamental pois é necessário levar todo o material das equipas de uma prova para outra. O transporte do espectadores também assume grande importância pois devido ao grande aglomerado de pessoas durante os eventos, há que criar alternativas viáveis para que todos os interessados possam assistir ao evento para o qual pagaram.Uma das grandes forças de trabalho de um grande evento desportivo é o voluntariado. Sem estas pessoas que se disponibilizam a ajudar naquilo que for preciso a organização, é impossível prestar um serviço de qualidade pois é complicado arranjar meios suficientes sem voluntários.
Por melhor que esteja estruturada a segurança, acontecem sempre alguns imprevistos e para isso há que ter sempre...
tracking img