Noam chomsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL _ UAB
LICENCIATURA EM LETRAS

  
WYTLA NOGUEIRA TORQUATO

  

FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA
PESQUISA SOBRE A TEORIA GERATIVA DE
NOAM CHOMSKY

 
SANTANA DO IPANEMA – AL
2012/4
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL _ UAB
LICENCIATURA EM LETRAS

  
WYTLA NOGUEIRA TORQUATO

FUNDAMENTOSDA LINGUÍSTICA
PESQUISA SOBRE A TEORIA GERATIVA DE
NOAM CHOMSKY

Trabalho apresentado como requisito para avaliação ao programa de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.
Professor: Cristiano Lessa de Oliveira

SANTANA DO IPANEMA – AL
2012/4

Nos anos 50, Noam Chomsky, linguista americano, discípulo de um distribucionalista também americano conhecido por Z.Harris começa a propor que a linguagem não seja tão presa à classificação de dados, mas que dê um lugar importante à teoria.
Inspirado no racionalismo e da tradição lógica dos estudos da linguagem, ele apresenta uma teoria a que chama de gramática e seu estudo se dá especificamente na sintaxe que, para ele, constitui um nível autônomo e central para a explicação da linguagem. A função dessa gramáticanão é ditar regras, mas envolver todas e apenas as frases gramaticais, ou seja, as que pertencem à língua. É assim que surge a Gramática Gerativa de Noam Chomsky. Gerativa (gerar – criar frases) porque permite, a partir de um número limitado de regras, gerar um número infinito de sequências. Esse processo é dedutivo: parte do que é abstrato, isto é, um axioma (proposição evidente por si mesma) eum sistema de regras, e chega ao concreto, ou seja, as frases existentes na língua. É com essa proposta que a teoria da linguagem deixa de ser apenas descritiva para ser também explicativa.
Para Chomsky, é tarefa do linguista descrever a competência do falante. Ele define competência como capacidade inata que o indivíduo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frasesde sua língua. Ele defende que língua é conjunto de infinito de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir interiorização das regras da língua, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas por ele. Já o desempenho (performance ou uso), é determinado pelo contexto onde o falante estáinserido.
O termo gramática é usado de forma dupla: é o sistema de regras possuídos pelo falante e, ao mesmo tempo, é o artefato que o linguista constrói para caracterizar esse sistema, A gramática é, ao mesmo tempo, um modelo psicológico da atividade do falante e uma “máquina” de produzir frases.
A teoria chomskiana conduz ao universalismo, segundo Orlandi, pois o que está em questão é o “falanteideal”, e não locutores reais do uso concreto da linguagem. A capacidade para desenvolver a linguagem é uma habilidade inata do ser humano: já nascemos com ela. E como a espécie humana é caracterizada pela racionalidade, a questão fundamental para essa linha de estudo é a relação entre linguagem e pensamento. Seus estudos se centralizam no percurso psíquico da linguagem como e, em consequênciadisso, no domínio da razão.
Desta forma, a reflexão de Chomsky acaba por trazer para a Linguística toda uma contribuição de estudos nas áreas da Lógica e da Matemática e, por outro lado, apresenta uma nova abordagem até então inexplorada: estudos sobre os fundamentos biológicos da linguagem (característica da espécie humana).

1. Com base no pressuposto de que a linguagem é um sistema deconhecimentos inatos, portanto geneticamente determinado, inconsciente e modular, a Teoria Gerativa define seu programa de investigação tentando responder a algumas perguntas, dentre as quais: Como a gramática mental de um indivíduo é representada em sua mente, isto é, o que há na mente de um falante que lhe permite produzir ou compreender sentenças de sua língua?

2. Como o conhecimento da...
tracking img