Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência doméstica e as uniões homoafetivas










Maria Berenice Dias


Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul


Vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direitode Família - IBDFAM











Agora é lei.


Está afirmado em lei federal que as uniões homoafetivas constituem entidade familiar.


A Lei 11.340/06, a chamadaLei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher, modo expresso, enlaça as relações homossexuais. Isto está dito no seu artigo 2º: “Toda mulher,independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual [...] goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana”. O parágrafo único do artigo 5º afirma que independem de orientação sexual todas assituações que configuram violência doméstica e familiar.


No momento em que é afirmado que está sob o abrigo da lei a mulher, sem se distinguir sua orientação sexual, alcançam-se tanto lésbicascomo travestis, transexuais e transgêneros que mantêm relação íntima de afeto em ambiente familiar ou de convívio. Em todos esses relacionamentos, as situações de violência contra o gênero femininojustificam especial proteção.


No entanto, a lei não se limita a coibir e a prevenir a violência doméstica contra a mulher independentemente de sua identidade sexual. Seu alcance temextensão muito maior. Como a proteção é assegurada a fatos que ocorrem no ambiente doméstico, isso quer dizer que as uniões de pessoas do mesmo sexo são entidade familiar. Violência doméstica, como diz opróprio nome, é violência que acontece no seio de uma família.


Diante da expressão legal, é imperioso reconhecer que as uniões homoafetivas constituem uma unidade doméstica, nãoimportando o sexo dos parceiros. Quer as uniões formadas por um homem e uma mulher, quer as formadas por duas mulheres, quer as formadas por um homem e uma pessoa com distinta identidade de gênero,...
tracking img