Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ACREANO EUCLIDES DA CUNHA – INEC
INSTITUTO DE PESQUISA E DE ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS – ENVIRA










ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO









Autora: Elilda Ferreira Maciel
Orientador: Carlos Alberto Alves de Souza







Rio Branco- Ac
Dez/2011

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ACREANO EUCLIDES DA CUNHA – INEC
INSTITUTO DEPESQUISA E DE ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS – ENVIRA





ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO






Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Educação Superior - INEC, como exigência para a obtenção do grau de bacharel em pedagogia.









Autora: Elilda Ferreira Maciel
Orientador: Carlos Alberto Alves de Souza






Rio Branco-Ac
Fev/2012



FOLHA DE APROVAÇÃOALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Monografia apresentada como requisito a obtenção do título de Graduação no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Superior - INEC



Aprovado em: ___/____/______






Componentes da banca examinadora:

___________________________________



¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________________________________



____________________________________RESUMO
O presente artigo intitulado alfabetização e letramento bem como suas implicações e possibilidades no âmbito escolar, buscou compreender em que medida o processo de Alfabetização determina a aquisição do letramento para a formação do leitor. Nosso objetivo foi analisar as implicações entre a alfabetização e letramento na aquisição da leitura e da escrita e como objetivos específicoscompreender o processo da alfabetização e letramento bem como discutir os procedimentos e reconhecer a sua especificidade. Esse estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica e está pautado nos pressupostos teóricos. Em um mesmo momento histórico, em sociedades distanciadas tanto geograficamente quanto socioeconomicamente e culturalmente sentiu-se a necessidade de reconhecer e nomear práticas sociaisdo ler e escrever resultantes da aprendizagem, no Brasil a discussão do letramento surge enraizada no conceito de alfabetização. Dissociar alfabetização e letramento é um único equívoco, pois alfabetização o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, o letramento, sendo processos simultâneos.


Palavras-chave: Alfabetização,Letramento, Leitura e Escrita.






















ABSTRACT

This paper has discussed the importance of play in the early grades, since the games and activities are excellent tools of mediation between pleasure and learning, since the play is eminently cultural. It also analyzes the difficulties of teachers in early grades of elementary school use in the development of childrenin playful activities of teaching experience. The teachers say they lack the theoretical knowledge to support their practice play in school life. This posture requires changes in educational attitudes, it is essential to work to play in education aimed at training individuals can cooperate, lead, living in groups and participate actively in their learning process. Teachers do not use therecreational activities in teaching-learning process, often claiming that create distractions and consequently indiscipline.


Keywords: Playful, Playing, Fun, Learning, Professor.























AGRADECIMENTOS
EPIGRAFE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 08
1. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM 12
2. BRINCAR, BRINQUEDO, JOGO 13
3. O APRENDER ATRAVÉS DO BRINCAR 16
4. OJOGO NO PROCESSO EDUCACIONAL 21
5. INFÂNCIA/FAMILIA 22
6. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA 23
CONSIDERAÇÕES 29
BIBLIOGRAFIA 32









INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade, demonstrar a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Utiliza como suporte prático os três estágios obrigatórios que cada uma de nós...
tracking img