Petroleo e gaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petroleo e gás























Itaperuna/RJ
2011























































[pic]





[pic]:


Razão Social: Petrobrás Transporte S/A


Atividade da empresa: Transporte Dutoviário /


Transporte por navegação interior de cargaEndereço: Rua: Manuel da Fonseca, 15


Bairro: Centro - Rio de Janeiro / RJ


Telefone: (22) 3822- 1865 / Fax: (22) 3822-5678


CNPJ: 29.345.234/0001-25


Insc. Est.: 19.324.123-23


CNAE: 49.40-0 / 50.21-1


Grau de Risco: 03 / 03


Total de funcionários: 480


Dimensionamento do SESMT: 2 Técnico de Segurança


Grupo:C-24 / C-24b


CIPA: 04 Efetivos e 4 Suplentes


04 Efetivos e 3 Suplentes














[pic]

A nossa empresa têm como finalidade realizar o transporte de petróleo e seus derivados, gás natural e álcool, utilizando-se de oleodutos, gasodutos e navios. Sua sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro.
A frota é composta por 53 navios, está emandamento o Programa de Modernização e Expansão da Frota, que prevê a construção de 49 novos navios.
Podemos dizer que o nosso dia a dia é movido a petróleo, e para que isso aconteça o petróleo precisa circular pelo mundo inteiro. E havendo qualquer crise de abastecimento afetaria nosso cotidiano de forma brutal.
O petróleo assim como nós, não pode parar. Para ser extraído e chegar até o consumidorfinal, o petróleo percorre um longo trajeto.


[pic]


O óleo vai das plataformas para as refinarias através de gigantescos dutos que podem ter algumas centenas de quilômetros de extensão sob o oceano.
O Brasil é inteiro tricotado por uma teia dutoviária que são as estradas por onde o petróleo circula dia e noite. E é através desses dutos que a produção do petróleo em terra também éescoada.
No caso dos FPSO (Floating Production Storage and Offloading(Flutua,Produz,Armazena e Alivia), antigos petroleiros transformados em plataformas capazes de produzir e armazenar petróleo, o óleo pode ser transportado também por petroleiros, os chamados “navios aliviadores”. Navio Aliviador é o navio que faz o transporte de óleo cru para os terminais onde é feita a distribuição para o refino.
Opetróleo envolve certos riscos porque ele é inflamável e produz gases, por isso, é preciso equipamentos adicionais para dar uma proteção no seu transporte. A embalagem do petróleo no caso do transporte, é o próprio casco do navio petroleiro, ao abrir qualquer um dos acessos superiores do navio (tipo tampões) já se tem um contato visual com o óleo.
Pode-se dizer que o navio petroleiro tem vidaprópria, pois, ele gera sua própria energia, tem rede de esgoto, tem alimentação e tudo isso é produzido dentro do próprio navio. O navio trabalha 24 horas, ou seja, não pára. Neste caso a função primordial do comandante do navio é administrar tudo isso. Estes grandes navios, os petroleiros, são responsáveis pelo transporte de quase a totalidade do petróleo produzido no mundo.
O navio FSO (FloatingStorage and Offloading) é um pouco diferente do FPSO (Floating Production Storage and Offloading) citado anteriormente, ou seja, ele não tem unidade de produção em sua parte superior e é usado para estocagem de petróleo no mar. Ele fica parado no mar ligado a uma plataforma de produção absorvendo todo o óleo para si. Depois vem um navio aliviador que é ligado a ele para tirar o óleo.
Hoje em dianós podemos dizer que estamos caminhando para a obrigatoriedade de casco duplo, ou seja, quando ocorrer um acidente entre dois navios ou outro tipo de acidente que venha a danificar seu casco não atinja o casco interno que estará retendo o óleo, evitando assim que o mesmo seja derramado no mar.
FSO (Floating Storage and Offloading
Flutua, Armazena e Alivia, Não Produz.)

O petróleo ainda...
tracking img