Logistica e cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO DE PRODUTIVIDADE

WILLIAN CARDOSO - 302662011















portfólio 02
LOGISTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS...............................................................................................................................
Guarulhos
2012




willian cardoso

















portfólio 02
LOGISTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS








Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Faculdade ENIAC para a disciplina de Logistica e Cadeia de Suprimentos.


Prof. Enrico








Guarulhos

2012[pic]

Respostas





1. Quais foram os pontos primordiais para que o Wal-Mart ganhasse o mercado do seu concorrente?

Os pontos primordiais foram todos os investimentos milionários que o fundador da Wal – Mart fez em relação à tecnologia logística, bem como sistema computadorizado global que ligava cada caixa registradora à sede da corporação, o que garantia, entre vários benefícios, areposição imediata dos estoques. O fundador da Wal – Mart Walton também investiu pesado em caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos. Ao longo da história, o foco nas questões logísticas é a arma que permite o Wal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, quasesempre retomando, por tudo isso, às suas lojas. Com o planejamento estratégico correto para a sua operação hoje, o Wal-Mart é quase seis vezes maior que a Kmart.



2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?

Os sistemas de distribuição incrivelmente sofisticados, estoque e digitalização da Wal – Mart significavam, que os clientesdificilmente se deparariam com gôndolas vazias ou demora na verificação preços.
Com os sistemas de ultima geração a Wal – Mart reduzindo os custos, apostando em que os preços seriam o mais importante dos fatores para a atração dos clientes. Ao longo da história, o foco nas questões logísticas é a arma que permite à Wal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, quase sempreretomando, por tudo isso, às suas lojas.
O que todo cliente sempre deseja é preço baixo, bom atendimento e qualidade, ingredientes do sucesso da rede Wal-Mart.



3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado
para não perder o mercado? Justifique.


Os executivos da Kmart focaram muito no marketing e merchandising, recorrendo até à estrelas deHollyood, e não investiram nada em tecnologia logística para conseguir reduzir os custos de seus produtos e serem mais competitivos.
Os executivos do Kmart falharam em diversos aspectos, como, falta de um planejamento estratégico correto em relação à logística e cadeia de suprimentos, falta de mão de obra especializada, ou seja, funcionários sem treinamento e habilidades necessárias para umplanejamento e controle adequado dos estoques, os caixas da Kmart muitas vezes não tinham informação atualizada e liam de forma errada os códigos dos produtos, cobrando, portanto, preços errados. Este acumulo de erros levou a Kmart a sofrer um grande processo e posterior falência.
Ou seja, ficou claro que a gestão da cadeia de suprimentos agrega valor aos produtos, propiciando variedade,objetividade, eficácia, reposição imediata de produtos e preços baixos.O objetivo estratégico da Gestão da Cadeia de Suprimentos é alcançar o equilíbrio entre custo e nível de serviço ao cliente que se traduz no alcance da vantagem competitiva da empresa.














4. Cite um exemplo de uma empresa que se diferencia dos seus concorrentes através da cadeia de suprimentos, pontue no mínimo cinco pontos...
tracking img