Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. RESUMO 2
2. PALAVRAS-CHAVE: CICLO DE VIDA, FLUXO REVERSO, SUSTENTABILIDADE. 3
3. JUSTIFICATIVA 3
4. OBJETIVO GERAL 3
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
6.1.1. DEFINIÇÕES 3
6.1.2. INTRODUÇÃO 4
6.1.3. EVOLUÇÃO 5
6.1.4. PROCESSOS E FLUXOS LOGÍSTICOS REVERSOS 6
6.1.5. ATIVIDADES COMUNS NO PROCESSO LOGÍSTICO REVERSO 7
6.1.6. PROCESSOS LOGÍSTICOS ADEQUADOS ECOM EFICIÊNCIA 7
6.1.7. A LOGÍSTICA REVERSA E SEUS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 8
6.1.8. PRODUTOS NÃO RECUPERÁVEIS, NÃO RECICLÁVEIS E NÃO PERIGOSOS. 10
6.1.9. EQUILÍBRIO ECONÔMICO E AMBIENTAL 12
6.1.10. MOTIVOS DA CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM A LOGÍSTICA REVERSA 12
7. CONCLUSÃO: 13
8. REFERÊNCIAS 15



1. Resumo
Este trabalho tem por objetivo elevar o conhecimento do grupo e da turma deengenharia de produção a respeito da logística reversa, apresentando a definição, aplicação e as vantagens obtidas com o processo e fluxo reverso.

2. Palavras-Chave: Ciclo de vida, Fluxo reverso, Sustentabilidade.

3. Justificativa
Por se tratar de um assunto atual, identificamos a necessidade de pesquisar, entender e explicar os conceitos da logística reversa, a fim de promover a conscientizaçãodas pessoas, pois este assunto trata de problemas causados ao meio ambiente quando produtos e embalagens são descartados incorretamente após a sua utilização. A logística reversa pode e deve ser realizada não só por empresas ou organizações, e sim a começar por nós mesmos em casa, separando e encaminhando embalagens e produtos em seu fim de ciclo de vida ao destino correto. Desta forma mostraremos aimportância dos processos e fluxos da logística reversa.
4. Objetivo Geral
Identificar e avaliar e transmitir os conceitos da logística reversa, promovendo o crescimento do saber a respeito do assunto abordado de forma simples e objetiva.
5. Objetivos Específicos
Abordaremos o assunto explicando o conceito, apresentaremos a evolução, os processos e fluxos reversos adequados e eficientes,citaremos alguns tipos de produtos e por fim os motivos da crescente preocupação com a logística reversa que promove a sustentabilidade.

6. Fundamentação Teórica
6.1.1. Definições
Para Dias (2005) A logística inversa, ou como também é conhecida por reversível ou reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto deconsumo até ao local de origem.
Segundo Patrícia Guarnieri (2011), a logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito desustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico.
6.1.2. Introdução
Conforme Patrícia Guarnieri (2011) os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão relevante nos dias atuais são: a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, surgimento de novas tecnologias e de novos materiais, necessidade descontrolada dos consumidorespor novos lançamentos e os altos custos de reparo dos bens diante de seu preço de mercado. A logística reversa além de gerar retorno econômico, contribui para o planeta.
A logística reversa tem variadas áreas de aplicação, como: componentes para as indústrias automobilísticas, computadores, impressoras, embalagens, pilhas, baterias, revistas, jornais, livros, produtos deteriorados e outros, oobjetivo da Logística reversa é retorno e recuperação dos produtos, redução do consumo de matéria-prima, a reciclagem, a substituição, a reutilização de materiais, a deposição de resíduos, a reparação e a refabricação de produtos. (Fonte: Wikipédia).
Para Alves (2005) quando citamos cadeia de produtos recicláveis, grandes partes desses produtos podem não ser recicláveis, e assim, não podem e nem...
tracking img