126254170264

753 palavras 4 páginas
Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais nada mais é do que um sistema de distribuição de valores mobiliários, o qual proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas, viabilizando o processo de capitalização.

Sua Constituição se dá pelas: bolsas de valores, sociedades corretoras, além de outras instituições financeiras autorizadas.

Nesse mercado, o que temos que observar é que os principais títulos negociados são os títulos mobiliários, eles representam o capital social das empresas, as ações, ou então de empréstimos tomados pelas empresas no mercado, que são representados pelos debêntures¹ os quais são conversíveis em ações, os bônus de subscrição², além de outros papeis comerciais, entre os quais o “Commercial Papers”, o qual visa permitir a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico.

Os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações, além de outros derivativos autorizados à negociação, podem também ser negociados no mercado de capitais.

Tanto a poupança individual quanto a poupança das empresas, que seriam seus lucros, constituem a principal fonte de financiamento dos investimentos de um país. É como se fosse um ciclo vicioso, pois tais investimentos é o que alavanca o crescimento econômico do país, o qual por sua vez gera um aumento na renda da população, o que consequentemente, gera um aumento da poupança e de investimentos, logo, vemos que esse é o esquema da circulação de capital, presente no processo de desenvolvimento econômico de um país.

Os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos nos países capitalistas mais desenvolvidos. Ao passo que nos países em desenvolvimento, o que se observa é a fraqueza desses mercados, o que sem dúvida dificulta a formação de poupança, o que se transforma em um grande obstáculo ao desenvolvimento, obrigando os referidos países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

O crescimento das empresas faz com que elas cada

Relacionados