Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do Negócio
Os restaurantes self-service representam uma ótima opção para quem precisa almoçar fora de casa, com a opção de escolher o que quer consumir, com atendimento rápido e custo financeiro condizente com a quantidade servida. O negócio tem as seguintes vantagens: o estabelecimento de uma relação direta entre o que foi consumido e o valor que está sendo pago, além da oferta deuma alimentação saudável e variada, oferecendo a oportunidade de abreviar o tempo gasto no almoço, pela rapidez do serviço.

A refeição fora de casa deixou de ser uma opção de lazer e passou a ser uma questão de necessidade. É uma tendência dentro do que se pode chamar de terceirização dos serviços familiares, acompanhadas pelo surgimento de outros serviços, como a venda de comida congelada,entrega de pizzas em domicílio e lavanderias de auto-serviço.

O Restaurante self-service é um negócio que oferece sociabilidade, prazer e qualidade. O público que freqüenta restaurantes define sua escolha pela proximidade do emprego ou da residência, pelo preço, rapidez no atendimento, possibilidade de pagamento através de vales-refeição ou cartões de débito/crédito, qualidade da cozinha ou tipoda culinária.

O modelo self-service cresceu de forma surpreendente e hoje não se encontra apenas nos centros comerciais das cidades, mas também estão nos lugares de descanso e lazer, tais como: hotéis fazenda, clubes, pesque-pague, etc. 40% das refeições são feitas fora de casa.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.Restaurante Self-Service
Localização
A escolha do local passa pela pesquisa e definição sobre o público-alvo que será atendido. Uma boa localização é aquela que favorece o acesso dos clientes, com o menor grau possível de dificuldade e maior grau de conveniências (proximidade, estacionamento, ar-condicionado, banheiro limpos, etc). Além disso, um restaurante self-service requer um imóvel capazde receber as benfeitorias e equipamentos (estrutura de atendimento e produção) conforme o plano de negócio e orçamento de investimento disponível.

Para facilitar o processo de definição da localização do empreendimento sugerimos ao empreendedor dividi-lo em duas etapas: 1) Escolha da Região Alvo; e 2) Definição do Imóvel.

Escolha da Região Alvo
A definição da região alvo requer umaanálise cuidadosa buscando maximizar a relação potencial de faturamento no local versus custo de instalação e manutenção do negócio, além disso, a região escolhida deve ser residência, local de trabalho ou passagem de potenciais clientes, isto é, pessoas com capacidade de pagar o preço pelo quilo de alimento estabelecido pelo restaurante. Neste contexto, a região de instalação ideal reúnecaracterísticas, tais como: i) proximidade de centros financeiros, áreas industriais, comerciais ou residenciais com grande fluxo de pessoas; ii) proximidade a pólos gastronômicos, praças de alimentação ou pontos comerciais de boa visibilidade; iii) fácil acesso de consumidores e fornecedores iv) baixa concorrência de restaurantes self-service na mesma faixa de público / preço.

Conhecer as faixas etárias,poder de compra e demais características do mercado consumidor ajudam a minimizar os riscos envolvidos nesta decisão. Assim como avaliar o número de concorrentes, preço e qualidade dos produtos oferecidos por eles.

Definição do Imóvel
Uma vez definida a região alvo, a escolha do imóvel onde o restaurante self-service será instalado requer outros cuidados. Antes de se definir, o empreendedordeverá atentar para as características do imóvel em questão. Dentre os aspectos de infra-estrutura devem ser observados a área disponível, aspectos como disponibilidade de água, gás, rede de esgoto, energia, vias de transporte e exposição (visibilidade), além claro, do custo envolvido em adaptações e manutenção do mesmo para o exercício da atividade.

Outra preocupação na hora de escolher o...
tracking img