Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA -LOGISTICA REVERSA: UM ESTUDO PARA REDUÇÂO DE CUSTOS ATRAVÉS DO CRESCIMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

1. INTRODUÇÃO
A Logística Reversa se apresenta hoje com freqüência e de forma crescente nos diversos meios de comunicação: livros modernos, artigos internacionais e nacionais, de forma a demonstrar sua aplicabilidade em diversos setores empresariais; além de apresentar novasoportunidades de negócios.
No Brasil, sido apresentada em inúmeras palestras, seminários e consultas realizadas em associações, empresas e universidades.
A Logística reversa esta constantemente relacionada com as habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de materiais e embalagens. Esta se apresenta como uma perspectiva de negocio e um importante papelpara a redução de resíduos gerados em um sistema de produção, pois o retorno dos produtos/ embalagens os quais são reciclados, reutilizados permite ao processo produtivo um sistema limpo e “verde”.
Esta atuação da logística reversa é um apoio ao Ciclo de Vida dos produtos, através do planejamento, operação e controle do fluxo, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negóciosou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
A decisão de gerenciar os fluxos reversos amplia as oportunidades, pois este acresce valores dentro da organização. Com a redução do ciclo de vida dos produtos nos últimos anos este gera excedentes deprodutos de pós-consumo e de pós–venda cujo retorno precisa ser equilibrado, de sorte a manter o meio ambiente estável no que concerne a degradação.
Logo com a inclusão da logística reversa no sistema sócio-econômico atual, este equilíbrio nos padrões de produção e consumo sustentáveis, tão esperado apresenta-se cada vez mais perto e palpável.
Diante destes aspectos, este Projeto de Pesquisa pretendeestudar a Logística reversa para redução de custos e por conseqüência a preservação do meio ambiente, difundido o desenvolvimento sustentável.



2.0 PROJETO DE PESQUISA



2.1 TEMA: LOGISTICA REVERSA: Um estudo para redução de custos através do desenvolvimento sustentável.

2.2 PROBLEMA: Como a Logística Reversa pode reduzir os impactos ambientais, contribuindo para o crescimento dodesenvolvimento sustentável?
2.3 HIPÓTESES:
• A Logística Reversa aplicada com o intuito de reduzir custos, elimina os problemas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
• Ao aplicar a Logística Reversa o custo benefício possibilita um crescimento do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente atualmente degradado.
2.4 OBJETIVOS:
2.4.1 Geral:
•Investigar de que forma a Logística Reversa pode ser utilizada para reduzir custos e promover o crescimento do desenvolvimento sustentável.
2.4.2 Específicos:
• Descrever aspectos históricos, conceituais e teóricos do tema Logística Reversa;
• Analisar os diversos ramos de atuação da logística reversa implementados no ambiente industrial;
• Avaliar o processo de implantação da logística reversa nasorganizações e as possibilidades da redução dos custos e preservação do meio ambiente.
2.5 JUSTIFICATIVA:
Este Projeto de pesquisa tem por finalidade verificar de que forma a Logística Reversa pode reduzir os impactos ambientais e contribuir para crescimento do desenvolvimento sustentável.
Nos dias atuais a constante preocupação com o a degradação do meio ambiente, tem se tornado cada vez maisdifundida dentro das organizações. A logística reversa vem apresentar uma solução para o desperdício de produtos manufaturados, a partir da sua reutilização e reciclagem.
As embalagens utilizadas no processo produtivo apresentam uma alternativa para redução de custos na aquisição de material contribuindo para sustentabilidade do negocio dentro de um mercado acirrado e altamente competitivo.
A...
tracking img