Contabilidade custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Contabilidade Gerencial – Custeamento por ordem X Custeamento por processos











Por
Elisangela Prates





Valença, Bahia, Setembro de 2011
SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO
1. Uma análise Comparativa

2. CONCEITOS
1. Definição de Custeamento por Ordem e Custeamento por Processo.

3. CARACTERÍSTICAS
1. Características do Custeamento porOrdem
2. Características Custeamento por Processo.

4. ESTRUTURAS:
1. Estruturas do Custeamento por Ordem
2. Estruturas do Custeamento por Processo.

5. OBJETIVOS
1. Custeamento por ordem
2. Custeamento por Processo


6. RELATÓRIO GERENCIAL

7 . BIBLIOGRAFIA.
CUSTEAMENTO POR ORDEM X CUSTEAMENTO POR PROCESSO


1- INTRODUÇÃO


1. Uma análise ComparativaO desenvolvimento deste trabalho está relacionado à necessidade de compreensão dos assuntos no contexto das organizações em desenvolver técnicas para lidar com as novas tecnologias utilizadas nos sistemas de custeio.
Para entendemos a definição entre custeamento por ordem e por processo, é necessário, primeiramente que possamos ter uma noção sobre o conceito de contabilidade de custo,pois estes sistemas estão interligados diretamente entre si, onde um da origem ao outro.
A contabilidade de custo tem como objetivo principal fornecer informações aos administradores em que leve-os, ao planejamento e controle para tomadas de decisões confiáveis, demonstrando segurança e eficiência nos parâmetros empresariais através de análise de custos das operações realizadas dentro daentidade, observando a situação patrimonial e o desempenho das entidades.




































2- CONCEITO


1. . Definição de Custeamento por Ordem e Custeamento por Processo.


No sistema de custo por ordem, os custos do produto são acumulados por ordem e resumidos nas fichas de custo de serviço individualmente, as quais forneceminformações de custo por unidade e podem ser usadas pela administração para definir o preço do produto, controlar custos e avaliar estoques, em que a partir do processo de separação dará origem a todos os custos ocorridos na produção e indicarão se os produtos deram lucros ou prejuízos.
No sistema de custeio por processo, o custo unitário de um produto ou serviço é obtido ao atribuir custostotais para muitas unidades idênticas ou similares. Em um ambiente de custeios por processos, cada unidade recebe as mesmas quantias, ou similares, de custos de materiais diretos, custos de mão-de-obra direta de produção e custos indiretos de produção. Assim sendo os custos são acumulados de acordo com cada etapa de fabricação por departamento, onde o relatório de custo de produção por departamentofornece informações sobre custo unitário que podem ser usadas pela gerência para controlar os custos.
 


 
3- CARACTERÍSTICAS


3.1. A Caracterização do Custeamento por Ordem e por Processo.


No sistema de custo por ordem, os custos do produto são acumulados por ordem e resumidos nas fichas de custo de serviço, as quais fornecem informações de custo por unidade epodem ser usadas pela administração para definir o preço do produto, controlar custo e avaliar estoques.
No sistema de custos por ordem, o estoque do produto em processo no fim do período contábil é a soma total da ficha de custo de serviço das ordens semi-acabadas.
As características são:
Selecionar e identificar os custos indiretos como, supervisão, instalação, manutenção entre outros, ediretos como: salários de funcionário que operam a empresa, de carpinteiros de empreitada etc. para serem incluídos em outras ordens relacionadas a partir do cálculo por unidade de todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos para chegar ao custo total dos serviços.


Identifica a produção de diferentes lotes de produtos;

• Em cada OP são acumulados o Material Direto, a MOD...
tracking img