Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA GESTÃO DO ESTOQUE
A logística, nos últimos tempos, se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa - quando bem utilizada - vantagem competitiva e conseqüentemente, uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade, além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar,deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos.
A sua utilidade não está limitada ao que foi apresentado acima, o seu enfoque atual encaminha-se na direção de agregar a tudo isto as necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produção imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta visão estárelacionada à satisfação daqueles que são parte fundamental dentro do processo de comercialização, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e margens de lucro.
Os recursos provenientes da logística poderão ser utilizados nos diversos ramos de atividades das empresas, isto é que lhe dá ainda mais significância para que seja utilizada por todos.
1 - Origem, conceitos eCaracterísticas da logística
A história conta que a logística teve origem na atividade militar, desenvolvendo estratégias de abastecimento às tropas nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos e vestuários nas quantidades certas e no momento certo.
Posteriormente, na década de cinqüenta, professores da "Harvard Business School"desenvolveram, em conjunto com a Inteligência Americana (CIA), estratégias para a Segunda Guerra Mundial, tornando-se na seqüência matéria obrigatória nas cadeiras de Administração de Empresas e Engenharia daquela Universidade.
Na década de 90, precisamente no início de 1991, o mundo presenciou um exemplo prático e dramático da importância da logística. Como preparativos para a Guerra do Golfo, os EstadosUnidos e seus aliados tiveram que deslocar quantidades enormes de materiais a grandes distâncias, operação a qual esperava-se que pudesse ser concluída em um tempo extremamente curto. Meio milhão de pessoas e um incontável número de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, além de mais de 2,3 milhões de toneladas de equipamentostransportados pelo mar, tudo isto feito em meses.
Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas ou perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles.
1.2 - Conceitos
Muitos autores já tentaram conceituar o termo logística, porém, pela concepção desse trabalho, buscou-se a definição do Council of Logistics Management:
Logística é a parte do processo da cadeia desuprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores.
Como se percebe pela definição do termo, a função da logística é principalmente ser o elo de ligação em um processo que pode começar com um fornecedor e encerrar com um cliente emoutra ponta da “cadeia”.
Atualmente, o termo logística tem sido largamente difundido, pois o processo de gestão da cadeia de suprimentos nas empresas pode significar a diferença entre a empresa lucrativa e a deficitária.
A gestão do processo logístico tem sido hoje grande diferencial competitivo, pois com o passar dos tempos os consumidores tornaram-se também mais exigentes com relação a qualidadedos produtos, tempo de produção e ciclo de vida dos produtos, prazo de entrega e mais recentemente, com o índice de inovações tecnológicas incorporados aos produtos.
O que no passado eram pequenos incômodos do consumidor, tornaram-se hoje em rotina de preocupação para as organizações.
O fator preço do produto, na maioria das vezes, era sequer questionado pelo consumidor, como bem pode-se...
tracking img