Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC URUGUAIANA
CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR


GRACIELE LIMA.




















LOGISTICA REVERSA






















Uruguaiana
2012


GRACIELE LIMA.
























LOGISTICA REVERSAUruguaiana
2012



















Dedico este trabalho a todos os meus familiares,
em especial aos meus pais por todo amor,
dedicação, esforço e pelos valores morais que
muito contribuíram na base da minha educação;
Sei que esta vitória não se
deu somente pela minha capacidade, mas sim
porque ao meu ladocaminhavam pessoas que
acreditavam em meu sonho e sucesso apesar de
tantos obstáculos no decorrer desta jornada.


RESUMO
O presente trabalho tem como foco a principio, a conscientização do quanto é importante e de quanto pode ser gratificante tanto no financeiro como em resultados futuros, nós preservarmos o meio ambiente, e nos beneficiar com esta logística queatualmente vem sendo questionada como fator primordial nos comércios.
A logística reversa




















SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 6
2 LOGISTICA REVERSA 7
3 OBJETIVOS 8
4 METODOLOGIA 9
5 JUSTIFICATIVA 10
6 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS 15





1 INTRODUÇÃO





O presente trabalho aborda a logística reversa, voltada para uma vantagem competitivadentro das empresas mostrando benefícios, e explanando o assunto para melhor entendimento.

2 JUSTIFICATIVA





O trabalho justifica-se pelo tema apresentar uma análise à luz de referencial teórico da logística reversa no sentido de apreender e esclarecer o porquê do crescente interesse das empresas em identificar uma nova política de distribuição que oportunize retorno econômico.Esta pesquisa é importante porque mostrará um caminho para essas empresas explorarem a logística reversa como um processo rentável. Também se percebe que existe um escasso conhecimento acerca do tema, o que dificulta obtenção de informações.
No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão. Portanto, a escolha dotema se justifica pela necessidade de pesquisas nesta área.




3 OBJETIVOS





Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, para:
• demonstrar porque essa logística está em evidência nos dias atuais;
• esclarecer o interesse das empresas no tema;
• desenvolver o tema para acrescentar conhecimento a seu respeito;• mostrar um caminho rentável para as empresas por meio da logística reversa.




4 METODOLOGIA



Para a realização desta pesquisa foram utilizados três procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a explicativa. Essas se realizaram através de uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados: livros, artigos e textosdisponibilizados na Internet que permitiram a obtenção e posterior análise dos dados necessários para a discussão da logística reversa.





5 LOGÍSTICA REVERSA


O fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. As siderúrgicas usam como insumo de produção, em grande parte, a sucata gerada por seus clientes e, para isso, usam centros coletores de carga. A indústria de latas dealumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
Existem ainda outros setores da indústria nos quais o processo de gerenciamento da Logística Reversa é mais recente, como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Esses setores também têm de lidar com o fluxo de retorno de embalagens,...
tracking img