Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Logística é sinônimo de abastecimento, é o gerenciamento do fluxo de materiais em aquisição até o seu ponto de consumo.
Nos últimos anos, ela vem sofrendo uma evolução, onde seus principais elementos estão na elaboração do planejamento estratégico, sendo responsáveis pelas vantagens competitivas das empresas.
Com a evolução logística, as grandes organizações passaram a sepreocupar com a tendência de responsabilidade ambiental e se tornarem responsáveis pelo ciclo de vida de seus produtos, tentando encontrar uma solução para a utilização de recursos naturais sem gerar aumento de custos e despesas, trazendo consideráveis retornos para as empresas, estimulando cada vez mais novas iniciativas e justificando os investimentos realizados, iniciando o surgimento do conceitoLogística Reversa.
A Logística Reversa planeja e controla o fluxo no que diz respeito ao retorno dos bens de pós venda e pós consumo em um ciclo produtivo de negócios.
A função da Logística Reversa é atender um publico consciente em relação a preservação do meio ambiente, aumentando a competitividade entre as empresas, valorizando o retorno de materiais e visando as empresas mais modernas.
Aviabilização principal do retorno de materiais é o ciclo de vida destes e a adequação em descartar, reparar e reaproveitar esses produtos, que podem até mesmo serem revendidos, apenas descartando o produto em ultimo caso.
O objetivo estratégico da Logística Reversa é agregar um valor ao produto que é devolvido por motivos comerciais, como garantia do produto, falha no funcionamento dentre outrasrazões.
Ou seja, a Logística Reversa é o processo de retirar produtos novos e usados do seu ponto inicial da Cadeia de Suprimento, e restitui-los utilizando apenas regras de gerenciamento de materiais.
A Logística Reversa, ainda é considerada uma área com baixa prioridade, onde isso se reflete ao pequeno numero de empresas com gerencias dedicadas ao assunto.


DESENVOLVIMENTO

A logística reversaé uma das áreas da logística dentro de uma organização, que esta ganhando força dentre as empresas industriais, pois o mercado cada vez mais se preocupa com a visão de ser uma empresa socialmente sustentável, preocupada com o meio ambiente.
LEITE(2009) apresenta uma definição dada por ROGERS e TIBBEM-LEMBKE(1999,P.2):

“É o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência ecusto efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correspondentes de ponto de consumo ao ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição”.

Contudo, o conceito de logística reversa está em plena evolução, sendo praticamente impossível defini-lo, podendo sofrer diversas alterações em relação a sua abrangênciadevido as suas possibilidades de negócios.

Na imagem pode-se perceber todo o processo logístico reverso de uma empresa, mas como realizar esse tipo de atividade?
A Logística reversa está baseada em 5 quesitos básicos.
- alternativas disponíveis para recuperar produtos;
- quem realiza atividades de recuperação;
- como essas atividades serão realizadas;
- integrar atividades da logísticareversa com a produção clássica;
As empresas atualmente prezam por uma imagem corporativa e ecologicamente correta, porém a criação contínua de novos produtos dificultam cada vez mais este processo, devido ao descarte de toneladas e toneladas de produtos no meio ambiente.
Com essa produção crescente, ou seja, a criação acelerada de novos produtos e bens, e a necessidade das empresas possuírem umaestratégia mais competitiva visando o lucro, fizeram com que os fluxos reversos de materiais ganhassem importância na indústria. Grandes quantidades de produtos já consumidos devem de alguma forma retornar a cadeia produtiva, com o objetivo de recuperar valores.
Com a tendência da população ao consumismo e descartabilidade é realidade presente em nosso cotidiano, exige-se assim do empresário...
tracking img