Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logistica reversa

Geralmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também umfluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem.E esses produtos na cadeia comercial não termina quando, após serem usados pelos consumidores, são descartados. Estefluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda atéseus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. Podemosdestacar também os fabricantes de agrotóxicos, pois o mesmo tem de providenciar o recolhimento das embalagens, a reciclagem ou a destruição das embalagens vazias devolvidas às unidades derecebimento em, no máximo, um ano, a contar da data de devolução pelos usuários.
O fato é que um planejamento reverso utiliza os mesmos processos que um planejamento convencional.Ambos tratam de nível de serviço, armazenagem, transporte, nível de estoque, fluxo de materiais e sistema de informação. No entanto a Logística Reversa deve ser vista como um novorecurso para a lucratividade.
O que é logística reversa? Ela na verdade é uma versão oposta de logística que conhecemos, na verdade ela usa as mesma táticas ou é planejada da mesma forma.Pode ser vista como uma nova forma de lucratividade.
Diferente do processo convencional a logística reversa pode deixa uma incerteza grande se falando de qualidade e demanda.
Umdos fatores que faz com que as empresas entrem neste ramo é: Legislação ambiental que força as empresas a retornarem seus produtos e fazendo com que tenham os cuidados necessários.
tracking img