Cooperativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COOPERATIVA

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seusfundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.
O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa, pois ele administra e utiliza os seus serviços. As cooperativas são divididas em treze categorias: agropecuária, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional,infra-estrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer.
Diferenças entre Sociedade Cooperativa, Associação e Sociedade Mercantil
Sociedade Cooperativa Associação Sociedade Mercantil
É uma sociedade de pessoas É uma sociedade de pessoas É uma sociedade de capital
Objetivo principal é a prestação de serviços econômicos ou financeiros Objetivo principal é realizar atividadesassistências, culturais, esportivas etc. Objetivo principal é o lucro
Número ilimitado de cooperantes Número ilimitado de associados Número ilimitado de acionistas
Controle democrático = uma pessoa tem apenas um voto Cada pessoa tem um voto
Cada ação representa um voto
Assembléias: quorum é baseado no número de cooperantes Assembléias: quorum é baseado no número de associados Assembléias: quorum ébaseado no capital
Não é permitida a transferência das quotas-partes a terceiros, estranhos à sociedade Não tem quotas-partes Transferência das ações a terceiros
Retorno dos excedentes proporcional ao valor das operações. Não gera excedentes Lucro proporcional ao número de ações

Os valores dos cooperativistas são: viver melhor, poupar sem sofrimento, educar pessoas para conhecimentos econômicos,estabelecer o preço justo, amenizar os conflitos, ajuda mútua, responsabilidade e igualdade.
Os sete princípios do cooperativismo são as linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática.
1º - Adesão voluntária e livre - as cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir asresponsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
2º - Gestão democrática - as cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.
3º - Participação econômica dos membros - os membros contribuem eqüitativamente para o capital das suas cooperativas econtrolam-no democraticamente.. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado.
4º - Autonomia e independência - as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros.
5º - Educação, formação e informação - as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dostrabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas.
6º - Intercooperação - as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais - força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto.
7º - Interesse pela comunidade - as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades.
Deveres e direitos doscooperados:
Deveres Direitos
Respeitar as decisões votadas nas assembléias gerais, que representam a vontade da maioria. Frequentar as assembléias gerais, decidindo pelo voto os assuntos de interesse da sociedade.
Pagar o compromisso da cota de capital fixada para criar ou ingressar na cooperativa. Votar e ser votado para cargos administrativos, fiscais ou outras funções.
Zelar pelo...
tracking img