Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O artigo discorre sobre um aspecto da Logística que só agora começa a ser olhado mais atentamente pelas empresas. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa tem que se preocupar com o retorno de produtos, materiais e peças ao processo de produção da empresa.

Devido ao maior rigor de legislação ambiental, a necessidadede reduzir custos e a necessidade de oferecer mais serviços por meio de políticas de devolução mais liberais, as empresas estão não só utilizando uma maior quantidade de materiais reciclados como também se preocupando com o descarte ecologicamente correto de seus produtos ao final do seu ciclo de vida. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo mostrar um direcionamento a cerca dos conceitos,visões e o papel desempenhado pela logística reversa como fator fundamental para processo de revalorização dos bens manufaturados.

Palavras-chave. Logística reversa; ciclo de vida do produto; fluxo logístico, revalorização.

Abstract

The article discusses an aspect of logistics that are only now beginning to be looked at more closely by companies. While traditional logisticsdeals with the outflow of products, Reverse Logistics has to worry about the return of products, materials and parts to the production process of the company.

Due to tighter environmental legislation, the need to reduce costs and the need to offer more services through more liberal return policies, companies are not only using a larger amount of recycled materials as well as worrying aboutthe environmentally friendly disposal of their products at the end of its life cycle. Thus, this study aims to show a direction to some of the concepts, visions and the role of reverse logistics as an essential factor for revaluation process of manufactured.

Keywords. Reverse logistics, product life cycle, logistics flow, the revaluation.

Introdução

A Logística Reversa é umtermo bastante genérico. Em seu sentido mais amplo, significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Refere-se a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável. Como procedimento logístico, diz respeito ao fluxo de materiais que voltam àempresa por algum motivo, ou seja, por devoluções de clientes, retorno de embalagens, retorno de produtos e/ou materiais para atender a legislação, retrabalho de material acabado, falha no picking gerando pedidos errados, problemas com matéria-prima, embalagens, retorno de pallets, dentre outros.

As diversas definições e citações de Logística Reversaaté então revelam que o conceito ainda está em evolução face às novas possibilidades de negócios relacionados ao crescente interesse empresarial e de pesquisas nesta área na última década.

As empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, tais como: latasde alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que, por sua vez, passaram a se destacar como matérias-primas e deixaram de ser tratadas como lixo. A logística reversa está presente no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam à diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.

Segundo LACERDA (2004), os processos deLogística Reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de Logística Reversa. Não é por acaso que os valores envolvidos em Logística Reversa são vertiginosos, por exemplo, nos Estados Unidos...
tracking img