Logistica - qualidade em sistemas logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2100 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso Tecnologia em Logística Período Letivo 2011/1
Semestre 3º Sem Disciplina Gestão de Custos Logísticos
Nome Tutor Presencial ANA MARIA LEONARDO CALDERERO
Nome Professor EAD Pedro Hiane
Nome Aluno (a) Luciano Aparecido Gracez Costa RA 199868

ORIENTAÇÕES
 Leia as questões abaixo e responda individualmente.
 Para finalizar, salve o arquivoem formato Word 97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina
4) Nome do professor EAD
5) Conteúdo das respostas das questões
6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 21 de junho de 2011

Lembrem-se!

 Esta questão deve ser respondida individualmente evocê deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, 15 de junho de 2011, impreterivelmente.
 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).
 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (um) ponto, ou seja, a atividade valerá de0,0 (zero) à 1,0 (um) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Gestão de Custos Logísticos

Questões Dissertativas

Questão 8. (0,25) (Tema 1, página 145 - Caderno de Atividades)
Qual a diferença entre MRP e MRPII?
Resposta: MRP (Material Requirements Planning), atualmente, está focado na gestão deoperações como um sistema corporativo. Sua principal finalidade é de apoiar as decisões sobre o momento e a quantidade do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços. A partir da década de 80, seu conceito foi ampliado, passando do planejamento das necessidades de materiais assumindo um novo conceito Planejamento de Recursos de Manufatura o MRP II.
Os sistemas de planejamento dasnecessidades de recursos das empresas sempre estão em um estado de evolução contínua. Seus primeiros sistemas eram simples e muito pouco sofisticado e seu valor da informação que era gerada para as operações era limitada. A necessidade de sistemas MRP mais sofisticados levou a uma mudança do MRP para o planejamento dos recursos de manufatura o (MRP II), que é um método para o efetivo de planejamento detodos os recursos de uma empresa manufatureira. Tendo a capacidade de uma simulação para responder perguntas importantes. A principal característica do MRP na área de produção é de melhorar o serviço ao cliente, melhorar a eficiência operacional da fábrica, reduzir o investimento em estoque. O MRP ajuda a controlar melhor a quantidade e os tempos de entrega das matérias primas. Outrascaracterísticas é a diminuição de falta de materiais, redução de incidência de submontagens, aumento da capacidade da área de produção e etc... MRP permite que a empresa com base na decisão de produção dos produtos finais seja determinada quanto, o que e quando produzir e comprar os diversos componentes e matérias-primas. Contribuindo assim a gestão de materiais. Já o MRP II que nasceu a partir do MRP, além deatender a diversas necessidades de informação passou a atender às necessidades de informação para tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura.

Questão 6. (0,25) (Tema 2, página 150 - Caderno de Atividades )
Defina o que é SCM, suas aplicações e especificações.
Resposta: O processo da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dosfornecedores dos serviços e informação, com o propósito de acrescentar valor ao cliente. Destcamos, a cadeia logística interna, a qual ocorre no interior de uma organização. Em função da organização de estruturas internacionais, mutidivisionais, em muitos negócios, é habitual a cadeia logística interna ter ligações espalhadas pelo mundo podendo, por isso, estas cadeias serem complexas. De modo a...
tracking img