Logistica portuaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
1 – CRESCIMENTO DA LOGÍSTICA PORTUÁRIA 4
1.1- Evolução da concepção portuária 4
1.2 – Catalisadores do desenvolvimento na Logística Portuária 4
2 - VANTAGENS DO TRANSPORTE AQUAVIARIO 5
3 – COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA 6
4 - PANORAMA E TENDÊNCIAS 7
5 – TIPOS DE PORTOS 10
5.1 O que são portos concentradores? 10
5.2 – O que são portosalimentadores ? 10
5.3 – Relações entre portos alimentadores e concentradores 10
6 - PRINCIPAIS ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PORTOS CONCENTRADORES 12
7 – MODOS DE SERVIÇOS NOS PORTOS DO BRASIL E NO MUNDO 13
8 - PROJETOS EM DESTAQUE VISANDO UMA FÁCIL LOGÍSTICA 14
9- PLATAFORMAS LOGISTICAS 15
9.1 Vantagens de uma plataforma logística 15
9.2 Desvantagens de uma plataforma logística 15
10-SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SEP/PR) 16
10.1 - Portos Marítimos - Portos SEP 16
CONCLUSÃO 17
BIBLIOGRAFIA 18

Resumo

Com base na logística portuária buscamos assuntos diversos dentro da área, tanto para importância da economia de países que a usufruem como para a economia mundial, como ela evoluiu ao decorrer dos anos e como está atualmente, seus panoramas etendências, sobre portos concentradores e alimentadores, a competitividade dos portos que estão sempre buscando a logística mais eficiente para chamar a atenção de grandes empresas, as vantagens e desvantagens da plataforma logística , os projetos em destaque no cenário mundial, algumas características sobre os portos brasileiros atualmente e por fim como a logística portuária afetou o planeta em quehabitamos.

Introdução

Por meio deste trabalho iremos nos aprofundar no tema logística portuária, como ela é vista hoje, como funciona, suas principais características, por que ela vem tornando o cenário mundial cada vez mais dinâmico, com oferta de uma maior variedade de produtos e serviços, disponibilizados de forma customizada e eficiente. Como os contêineres revolucionaram a logísticaportuária?
Todas essas pequenas perguntas têm grandes finalidades que discutiremos sucintamente no decorrer do trabalho.

Desenvolvimento

1 – Crescimento da Logística Portuária

1.1- Evolução da concepção portuária

O surgimento de contêineres no cenário de transporte mundial possibilitou mais agilidade em todo processo, reduzindo tempo de entrega e utilizando o transporte multimodal. Os portostiveram que se modernizar e adequar sua forma de atuação à nova realidade da distribuição internacional (Containerization International, 1999).
Dentro deste novo segmento, uma nova visão caracterizada por um sistema integrado de portos concentradores e alimentadores, o porto assume parte de uma cadeia logística global, que envolve desde a coleta da mercadoria no exportador até sua entrega nodestino final. Os principais benefícios são notados na diminuição dos custos logísticos e melhoria do nível de serviço durante as transações de comércio internacional.

1.2 – Catalisadores do desenvolvimento na Logística Portuária

Um dos principais catalisadores do desenvolvimento e sofisticação do comércio internacional foi a utilização do container que, a partir da década de 50,apresentou-se como ferramenta ideal para tornar o transporte de cargas mais eficiente, revolucionando a movimentação de mercadorias, e tornando-se imprescindível para o desenvolvimento da economia mundial. Os containers são compartimentos geralmente feitos de aço, cujas dimensões seguem padrões internacionais, dentro dos quais é acondicionada a carga a ser transportada. A principal unidade padrão de medidapara os containers no transporte de cargas é o TEU (Twenty Equivalent Unit), que corresponde a um container de 6,1 metros (20 pés) de comprimento. Os tipos de containers mais comuns que se encontram são os de 20 pés (1 TEU) e de 40 pés (2 TEU).
A utilização dos containers simplificou o processo de manuseio e transporte de cargas de diferentes padrões e tamanhos, agilizando a carga e descarga...
tracking img