Logistica internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância



Curso Superior de Tecnologia em Logística



Atividades Práticas Supervisionadas de Logística Internacional

Prof. Ademir Leite







Nome dos Acadêmicos e RA:

Wilson Donizete de Moraes 294000
Mariane Santiago 345561
Marcio Roberto Ravanelli 345411
















Pólo - Hortolândia2012

ETAPA 1
No setor logístico da empresa estudada o processo da cadeia logístico começa com a programação do cliente, chamado de Realize, que é enviado para o setor correto. Ele envia a programação mensal e também a programação para os próximos 3 meses. O que é vantajoso para ambos os lados para que possam se preparar. De acordo com o estipulado em comum acordo entre ele, pode ocorrer umavariação de 15% para mais ou para menos.
O Realize então é encaminhado para a programação interna (chão de fábrica), para ser aprovada ou não. A resposta volta para o cliente e é dado início ao processo de montagem. Também é dado início a documentação necessária, cujo procedimento é realizado por uma terceirizada fiscal (SADI), que faz a questão do desembaraço.
O lead time do carregamento éde uma semana, então na segunda-feira da próxima semana chega o material ao cliente. O transporte fica por conta do importador, que faz um MilkRun. Que é vantajoso para as empresas envolvidas porque barateia o custo. Para algumas empresas esse Lead time de uma semana é demais, mas para a Magnetti, funciona muito bem.
O processo de exportação funciona da seguinte maneira: a empresa aqui mandaum Realize para a PGL que é o despachante aduaneiro que cuida desses trâmites de desembaraço de material, e que fará e negociará os pedidos para fornecedores que estão localizados próximos a CD deles, no caso na Itália, esses fornecedores então emitem o Packing List e o Invoice para a empresa PLG que depois irá repassar estes custos para a empresa que o pedido inicial aqui no Brasil. Isso acontecemais ou menos uma vez ao mês. Que é o tempo de Lead Time e estoque de segurança.
O pedido é então estocado por um mais ou menos um dia ou até mesmo, se possível, sem armazenagem, pelos custos que isso acarreta, e aos sábados já tem um transporte aéreo programado para trazer o material através de Courrier para o importador.










O modal que mais apresenta gargalos para a empresa é otransporte marítimo, principalmente em função da burocracia do processo. Qualquer pequeno erro, de digitação, por exemplo, causa a demora, de muitas vezes, meses na liberação da mercadoria. Como sugestão de melhoria nessa parte, treinamentos periódicos com o pessoal encarregado de preencher os documentos para que não aconteça com tanta frequência.
Por serem peças não frágeis, os momentos dacadeia que mais ocorrem eventos que afetam a qualidade do produto exportado ou importado seria o período em que a mercadoria está parado esperando a liberação da Alfândega no porto.

ETAPA 2
A importância da infraestrutura logística para as economias nacionais e para as empresas tem aumentado fortemente nos últimos anos (CULLINANE et al., 2005). De forma a apoiar o crescimento econômico combase nas exportações, os governos do mundo todo têm estado constantemente sob pressão para melhorar a qualidade de infraestrutura logística, assegurando que as empresas usuárias de seus serviços sejam competitivas internacionalmente.
No Brasil, um dos chamados “países emergentes” ou “BRICs” (WILSON; PURUSHOTHAMAN, 2003), as exportações mais que dobraram no período compreendido entre 2002 e2007, alcançando quase US$ 160 bilhões (FLEURY; HIJJAR, 2008). As dificuldades encontradas para o maior crescimento na exportação e importação estão ligadas diretamente a entraves internos, entre elas estão a burocracia excessiva, a falta de tecnologia, a carência de educação e principalmente a infra-estrutura inadequada e insuficiente.
Para a Magnetti, a falta de infra-estrutura não é...
tracking img