Logistica esportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caros alunos,

Segue material de apoio ao Plano de Negócios (PN), que irá ajudar na elaboração do Plano que vai ser apresentado na Feira de Inovação e Empreendedorismo.
Leiam com atenção, para não terem dúvidas durante a condução da matéria.
As seções a serem apresentadas no PN, são as que serão apresentadas na sala de aula.

Abc a todos

Prof. Paulo GURGEL


“Uma das grandes causasde insucesso de um empreendimento reside no fato de seu início ser decorrente de uma decisão emocional ou circunstancial, como, por exemplo, um chope com amigos ou um programa de demissão voluntária. A forma de aumentar a chance de sucesso é fazendo um exercício no papel do que será este empreendimento e de como ele deverá se comportar nos próximos anos. Este exercício organizado é o quechamamos de Plano de Negócios”. Cesar Salim - Construindo Planos de Negócios.




GUIA DE ESTUDO

Planejamento e Estratégia

O que é planejamento?
Peter Drucker disse que a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Mas apenas uma parte do futuro é incerta e desconhecida, a outra parte é conhecida eprevisível. Os dois tipos de situação exigem preparação, ou a empresa não vai ter equilíbrio para desenvolver.
Planejar consiste em tomar três tipos de decisões:
• Definir o objetivo (ou objetivos) – qual situação deverá ser alcançada.
• Definir um ou mais cursos de ação – caminhos para atingir o objetivo
• Definir meios de execução – previsão dos recursos necessários para realizar oobjetivo.


O que é estratégia?
Para Djalma Rebouças (2005), estratégia é o caminho, maneira ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidas, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente. Para Amarú (2006), estratégia define a direção da empresa e a forma de competir com outras empresas.
O que éplanejamento estratégico?
É o processo de tomar decisões sobre a estratégia da empresa. Quando o empreendedor decide iniciar um negócio, a partir de uma idéia de produto/serviço, já está fazendo planejamento estratégico. Por certo, a base do processo de planejamento estratégico é a escolha de um negócio - um produto ou serviço destinado a um mercado ou cliente.


Como fazer o PlanejamentoEstratégico do Negócio do seu Plano de Negócios
O planejamento estratégico do Negócio pode ser dividido em etapas, conforme mostra a figura 1 abaixo.

[pic]


A partir da missão e visão da empresa pode-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipuladas. Para isso, elabora-se uma estratégia corporativa. O plano de negóciosde uma empresa deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa. A seguir, será mostrado como se elabora um plano estratégico completo da empresa, de acordo com os conceitos aqui mencionados e de que forma cada etapa deve ser explicitada no plano de negócios.


Análise Setorial - Análise do Ambiente Externo (macro ambiente, onde a empresa está situada) e AmbienteInterno (microambiente, setor onde a empresa compete com seus produtos)


[pic]


Ambiente Externo -Oportunidades e Ameaças (incontroláveis)


Uma vez declarada a missão da empresa, seus executivos devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir seus objetivos.


O ambiente externo corresponde ao macroambiente em que a empresa está localizada e o microambientesetorial (setor) em que ela opera, ou compete com seus produtos.

Em geral a empresa precisa monitorar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro. A empresa deve estar preparada para...
tracking img