Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Distribuir produtos é entrega-los no local certo, em quantidade suficiente, com as características pretendidas, no momento exacto e com os serviços necessários à sua venda. Apolítica de distribuição foi, durante décadas, menosprezada pela indústria tradicional, segundo uma orientação que não compreendeu que, perante uma economia de excesso de oferta, oscanais de distribuição desempenham um papel filtro, e muitas vezes de sucesso, relativamente à chegada dos produtos aos clientes. Apenas nos últimos anos, com a procura de um novomodelo de desenvolvimento económico por parte da indústria tradicional, e com a criação de marcas. Se constatou a importância da distribuição tendo-se nos últimos anos, começado aouvir falar por parte dos governantes, na necessidade de acesso aos canais de distribuição internacionais.

A pedra de toque deste tipo de distribuição está em seleccionaradequadamente o canal de vendas para o produto e dessa selecção dependerá o êxito de toda a estratégia de marketing. A melhor técnica para o fazer consiste em identificar os clientesde um distribuidor e contactá-los directamente para recolher a sua impressão sobre os mais activos no mercado. A empresa pode ainda recorrer aos serviços de consultorescomerciais, câmaras de comércio, etc.

Neste âmbito, a empresa deve obter informações credíveis sobre a reputação do intermediário junto de bancos e clientes e sobre a sua experiência comprodutos idênticos, avaliando também a qualidade dos seus vendedores e a sua capacidade financeira e ainda, as vantagens logísticas que oferece (dimensão, localização, existênciade armazém, capacidade de fornecer serviço pós-venda, etc.), o nível de conhecimento sobre as técnicas de promoção do mercado, o número e tipo de canais de escoamento cobertos.
tracking img