Pilhas e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 3
Pilhas e sua composição 4
A Pilha e o Meio Ambiente 5
Soluções 6
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade fazer a comparação entre os tipos de pilha existentes, tal como tratar quando prejudiciais são os elementos que as compõem e como eles se comportam e afetam, seja de forma benigna ou maligna, o meio ambiente.Pilhas e sua composição

Os termos “pilha” e “bateria” têm sido utilizados cotidianamente para descrever sistemas eletroquímicos fechados que armazenam energia, no entanto essa definição é usada indistintamente, mas, na verdade, esses dois materiais apresentam suas próprias características distintas. A pilha, descrita cientificamente, é um dispositivo constituído por dois eletrodos e um eletrólito,arranjados de maneira que seja produzida energia elétrica. O eletrólito é o meio pelo qual a corrente elétrica será transportada e, portanto, será sempre um condutor iônico. Sua consistência pode ser líquida, sólida ou pastosa, o que importa é a sua eficiência em conduzir energia elétrica. Os dois eletrodos de uma pilha são constituídos de matérias diferentes, e, uma vez que são conectados a umaparelho elétrico, um destes eletrodos oxida-se, liberando elétrons que serão conduzidos pelo eletrólito até chegarem ao outro eletrodo, reduzindo este material. O primeiro é chamado de eletrodo negativo ou anodo, pois o material pelo qual é constituído é um íon ânion, portanto, propício a liberar elétrons (oxidação), enquanto o segundo é nomeado de eletrodo positivo ou catodo, pois é composto porum íon cátion, sendo assim favorável a ganhar elétrons (redução).
Uma bateria nada mais é do que um conjunto de pilhas que, dependendo da associação presente nelas, terão características distintas, por exemplo: caso a associação dentro da bateria seja em série, o potencial da pilha será destacado, enquanto quando o arranjo for em paralelo a intensidade elétrica será priorizada devido à sua maiorquantidade. Existem dois tipos de bateria: a primária, que não é recarregável, e a secundária, sendo esta reutilizável (algumas vezes até milhares de vezes).
Um grande problema existente na composição desses materiais está nos elementos químicos contidos nas pilhas e baterias. Alguns deles apresentam alto teor tóxico, sendo chamados de matérias pesados e, portanto, grave risco ao meio ambiente eao ser humano. Os mais perigosos são: chumbo, cádmio e mercúrio.

A Pilha e o Meio Ambiente

Quando carregada a pilha é um produto muito importante para uso pelo homem, mas, terminada a sua carga, ela transforma-se num produto extremamente perigoso e prejudicial, pois concentra grandes quantidades de metais pesados que demoram anos para se decompor: mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio,manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio, que podem trazer danos irreversíveis para o meio ambiente.
Estes metais afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois são bioacumulativos, ou seja, não são descartáveis. Os principais problemas que causam são:
Mercúrio: Causa distúrbios renais eneurológicos (irritabilidade e problema de memória), mutações genéticas, alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição).
Cádmio: É um agente cancerígeno, teratogênico (causa danos ao feto durante a gravidez) e pode causar, também, danos ao sistema nervoso. Acumula-se, principalmente, nos rins, fígado e nos ossos, provocando dores reumáticas edistúrbios metabólicos que levam à osteoporose, disfunção renal e câncer.
Chumbo: Gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores muscularas, lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, perturbações visuais e hiperatividade.
Segundo a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica...
tracking img