Logistica empresarial e cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesse texto procuramos compreender melhor as funções da logística, primeiramente verificamos a sua o inicio de sua existência como foco inovador, depois acompanhamos o seu desenrolar mundial e sua nova visão, conhecemos alguns tipos logísticos e suas cadeias, acrescentamos ainda a nosso conhecimento algumas tendências sobre esse assunto, como esse assunto é muito novo encontramos vários artigos enoticias a esse respeito, mas nem por isso faltaram livros para alavancar nosso estudo, há muita gentepensando e falando sobre isso, e não é de agora já tem bastante tempo. Ficamos intrigados em saber que um método tão bom e com tantas qualidades demorou tanto tempo para ser diagnosticado nas empresas, e isso linchando ao nosso País. Confesso que a confusão existiu, pois se existem métodos eexistem oportunidades por que então não fazer, e é assim que trataremos esse assunto trazendo a logística para nossa realidade, pois não é uma maneira difícil e como percebemos também no foco logístico é uma questão de organização.
INTRODUÇÃO
Ao nosso estudo, indo assim tão diretamente, discorreremos nesse trabalho a respeito da logística empresarial, como ela chegou até hoje e qual o seu foco nessemomento, veremos que a logística nem sempre foi um fator de dinamismo nas organizações, e que mesmo ela sendo de suma importância, podemos dizer inclusive de elementar importância ela nunca havia sido tãofalada como atualmente.
Falaremos também sobre os setores logísticos e como funcionam de maneira homogenia e continua, sobre todos os conhecimentos que estão sendo agregados e as novidades paraa próxima década. Noções da cadeia de suprimentos e como ela funciona e alguns sistemas de integração de informações.
Assim nesse estudo destacamos que a logística deixou de ser apenas transporte, e agora faz parte do todo da empresa, pois realiza diversas funções e supri as organizações de maneira com que ela possa crescer em meio a uma estrutura forte.

LOGISTICA EMPRESARIAL
“ Não a nadamais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem”
NICOLO MACHIAVELLI(1469-1527)
“Nesta era de mudanças dramáticas, os que tem sede de aprender, herdarão o futuro. Já os que acreditam que já sabem tudo, vão descobrir que estão preparados para viver em um mundo que já não existe mais!!!
ERIC HOFFER( 1902-1983)
Não hácomo descrever logística empresarial sem primeiro conceituarmos a mesma.Desde a antiguidade os povos se utilizavam da forma mais básica da logística: o método de transporte, As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento,organização.
Assim conseguimos identificarde onde surgiu essa palavra. A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. No dicionario português ela tem o seguinte significado: “s.f. Lógica matemática; forma moderna de lógica que utiliza símbolos matemáticos. Parte da arte militar que trata dos problemas de transporte e de abastecimento das tropas.”
A logística é umassunto vital, um fator econômico, tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Sendo assim os consumidores geralmente não estão próximos aos bens e produtos requeridos. Este é o maior problema diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo com que os consumidores tenham acesso aos bens e serviços quando,onde quiserem e na condição física queadequada.
Quem está por traz da produção desse fomento? Numa economia livre é responsabilidade dos empresários proverem os serviços logísticos necessários, contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devidos aos avanços tecnológicos, alterações na economia e na legislação e a disponibilidade de recursos. E com essa alterações fica difícil edificar as ações. A...
tracking img