A logistica empresarial baseada na cadeia de suprimentos como fator de competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LOGISTICA EMPRESARIAL BASEADA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE

INTRODUÇÃO

A dinâmica empresarial tem passado por profundas transformações, devido principalmente a sofisticação tecnológica, a necessidade do aperfeiçoamento da complexa e interligada cadeia de fornecedores e clientes, e as enormes pressões competitivas existentes atualmente no mercado capitalista, ecomo reflexo deste processo a complexidade organizacional da logística vem passando por profundas mudanças, acarretando com, isso a necessidade de aprimoramento por parte dos gestores empresariais. Segundo Pozo (2010) o desenvolvimento das tecnologias é um fator que torna mais intricado a organização da logística, exigindo assim uma visão sistêmica da organização e mercado, desta forma entre osdesafios da economia moderna encontra-se maior foco em uma demanda cada vez mais exigente por qualidade e rapidez nos serviços.
Diante dos novos desafios do mercado exposto pelo progresso tecnológico e a crescente exigência na excelência da organização logística, como processo vital para as organizações empresariais, a gestão de cadeia de suprimentos é um processo que proporciona uma melhor integraçãoe gestão dos complexos parâmetros desta rede, tais como: extração de matéria-prima, passando pela transformação, acabamento, transportes, estoques, custo e distribuição. Conforme Mertzer (2001), as cadeias de suprimento existem, e o que faz a diferença é a conscientização dos gestores quanto a sua existência, levando aos diferencias de gerenciamento de uma rede.
No ambiente de competitividadeatual, a Gestão de Cadeias de Suprimentos (GCS), proporciona a redução dos custos e a melhor competitividade no mercado consumidor, pois os preços se tornam acessíveis a demanda que exige qualidade e flexibilidade dos produtos levados ao mercado. De acordo com Pozo (2010, P.21) “As atividades logísticas absorvem um parcela significativa dos custos envolvidos nos processos organizacionais, sendo emmédia 25% das vendas e 20% do PNB”, desta forma é possível verificar que este novo processo de GCS, proporciona vantagens consideráveis as empresas que a adotam.

1.0 CONCEITO DE LOGISTICA
A logística é um conceito conhecido e empregado pelos militares desde muito tempo. Segundo Pozo (2010, P.3) “A atividade logística militar na segunda Guerra Mundial foi o ponto de partida para muitos dosconceitos logísticos utilizados atualmente” Ao longo das historias de guerras ganhas e perdidas, como foi exemplificado na Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, na guerra do Golfo, a necessidade de suprir adequadamente as tropas, que avançavam pelos campos inimigos, com suprimentos e equipamentos, sempre foi um fator determinante para o sucesso das campanhas militares.
Nas empresas, suautilização e o reconhecimento do seu potencial de criar vantagens competitivas, sobre os concorrentes, é bem mais recente.. A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura através dos pedidos a baixocusto. Esse conceito é reforçado no trecho a seguir:
, A logística Empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final,assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, como o propósito de providenciar serviços adequados aos clientes a um custo razoável.(POZO, 2010, P.1)

Como é possível verificarmos na definição acima a logística não é entendida somente como a distribuição física do produto, mas esta envolve um âmbito mais amplo, desde a extração da matéria-prima, passando por todos os processos de transformação até o alvo final que é o consumidor. Além disso, se ocupa da oferta, a um custo razoável por parte das empresas de produtos,...
tracking img