Logistica conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL



TERMINOLOGIA


A palavra Logística deriva do francês, do verbo loger que quer dizer alojar. O termo é de origem militar e que significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo o significado foi se tornando mais amplo, chegando a abranger outras áreas como a gerência de estoques, armazenagem e movimentação(Journet, M. 1998:18).



DEFINIÇÕES E MISSÃO DA LOGÍSTICA



Para atender o papel desempenhado pela Logística é que em 1991 o Concil of Logistics Management – CLM, a maior autoridade sobre o assunto, modificou a sua definição da gerenciamento da distribuição física, de 1976, passando a adotar o seguinte conceito: “Logística é o processo de Planejamento, Implementação e Controleeficiente e eficaz do fluxo e armazenamento de insumos, materiais em processos e produtos acabados, assim como informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades do cliente.


Em outubro de 1999, em um encontro internacional que foi promovido em Toronto no Canadá, mais uma vez o Council of Logistics Management - CLM adaptou adefinição de Logística de 1991, para a seguinte:”Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores.
Cristopher (1992) também definiu a Logística da seguinte forma: “A logística é oprocesso de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.”


Complementando o que foi dito, então a Logística trata de todas asatividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria – prima até o ponto de consumo final, assim como todos os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.


Portanto, podemos dizer que a Logística associa o estudo ea administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento. Se fosse possível produzir todos os produtos no ponto de consumo ou se as pessoas vivessem onde as matérias -–primas são produzidas, a Logística perderia um pouco da sua utilidade como área da Administração.


Consiste na missão principal da Logística colocar as mercadorias ou serviço nolugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente, mas ao menor custo possível.



EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA


A Logística nasceu com a própria evolução da humanidade. Nos primórdios dos tempos, o homem era um ser que somente caçava e coletava frutos para consumo próprio, portanto ele comia seu alimento no local onde foi conseguido. Com o tempo, o homem foi sesocializando e criando a necessidade de estocar alimentos para uma família ou clã. Com isso surge as primeiras atividades Logísticas.


Com o aprimoramento das técnicas de cultivo, o homem passou a aumentar a necessidade de administrar melhor suas sobras. Assim, houve a época em que era necessário construir os armazéns de grãos, criar animais, levar as sobras para a feira, etc. Com isso, aLogística passou a ganhar importância relevante para os agricultores da época.


Porém, foi na área militar que a Logística alcançou seu maior crescimento, através das grandes campanhas principalmente na Europa. Na época, como as batalhas eram numerosas, a necessidade de se levar suprimentos para as tropas eram grandes. Nenhuma tática militar poderia deixar de fora os aspectos logísticos....
tracking img