DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS.

1. INTRODUÇÃO
“Direitos fundamentais”, “direitos do homem”, “direitos humanos”, “direitos públicos subjetivos” são algumas das diversas expressões empregadas pela doutrina para designar os direitos fundamentais da pessoa humana.
Anota JoséAfonso da Silva que “direitos fundamentais do homem significa direitos fundamentais da pessoa humana ou direitos fundamentais. É com esse conteúdo que a expressão direitos fundamentais encabeça o título II da Constituição...”. E conceitua :” a expressão direitos fundamentais do homem ‘são situações jurídicas, obejtivas e subjetivas,definidas no direito positivo, em prol da dignidade, igualdade e liberdade da pessoa humana’”. A respeito da natureza jurídica dessas normas, afirma: “São direitos constitucionais na medida em que inserem no texto de uma constituição ou mesmo constam de simples declaração solenemente estabelecida
pelo poder constituinte. São direitosque nascem e se fundamentam, portanto, no princípio da soberania popular”.
São características dos direitos fundamentais:
a) Historicidade – tiveram origem no Cristianismo e evoluíram de acordo com as condições concretas que se apresentaram ao longo da história.
b) Universalidade - são destinados a todos os seres humanos. Nãosão circunscritos a uma classe ou categoria de pessoas.
c) Limitabilidade – não são absolutos. Assim, direitos fundamentais podem chocar-se , hipótese em que o exercício de um implicará a invasão do âmbito de proteção de outro. Nesse caso, exige-se um regime de cedência recíproca . Muitas vezes essa colisão de direitos foi antevistapelo constituinte , que a equacionou na própria Constituição Federal. Por exemplo: direito de propriedade e desapropriação . Esta será possível prévia e justa indenização ao proprietário desapropriado. Contudo, tal equacionamento nem sempre se encontra expresso na Constituição Federal, e isso se dá quando a colisão decore [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Os direitos e garantias fundamentais do cidadão. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Direitos-e-Garantias-Fundamentais-Do/166138.html

MLA

"Os direitos e garantias fundamentais do cidadão" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Direitos-e-Garantias-Fundamentais-Do/166138.html>.

MLA 7

"Os direitos e garantias fundamentais do cidadão." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Direitos-e-Garantias-Fundamentais-Do/166138.html>.

CHICAGO

"Os direitos e garantias fundamentais do cidadão." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Direitos-e-Garantias-Fundamentais-Do/166138.html.