Conceitos de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2


1. VISÃO LOGÍSTICA 3

1.1 - HISTÓRIA E TENDÊNCIA DA LOGÍSTICA 4

2. ATIVIDADES PRIMÁRIAS 5


3. ATIVIDADES DE APOIO 6


4. LOGÍSTICA COMO VANTAGEM COMPETITIVA 7

4.1 - SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) 8
4.2 - PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA ESTRUTURADO PARA A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 9

5. DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DA LOGISTICA DE TRANSPORTE 9

5.1 -Histórico do Transporte de Carga: 9
5.2 - Tipos de Modais 10

6. DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 11

6.1 - Distribuição 11
6.2 - Processos de Distribuição 12
6.3 - Estratégia de canal de distribuição 13
6.4 - Desenvolvimento de estratégia e plano de implementação 13
6.5 - Canais de Distribuição 14
6.6 - Modalidades da Distribuição 15
6.7 - Competência Logística 16
6.8 - Missão da Logística16

5. CONCLUSÃO 17


6. BIBLIOGRAFIA 18





INTRODUÇÃO



A Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a umcusto razoável.

Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.

Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é umdepartamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

A logística está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez maispela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.






















1. VISÃO LOGÍSTICA


A Logística tem como função estudar a maneira como a administração pode otimizar os recursos de suprimento, estoques e distribuição dos produtos e serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento, organização econtrole efetivo de suas atividades, flexibilizando os fluxos dos produtos.
A Logística é vital para o sucesso de uma organização. Ela direciona o desempenho das empresas tendo como meta reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus bens ou serviços no momento que desejar, com suas especificações definidas, o local especificado e, principalmente, o preçodesejado. O reconhecimento de um conceito bem definido de Logística Empresarial ajuda-nos a implementar melhoramentos na estrutura organizacional, dinamizando os fluxos de informações e de produtos e serviços.
Essa nova visão da logística preocupa-se em agrupar sob uma mesma gerencia as atividades relacionadas com fluxo de informações e dos produtos e serviços para uma administração integrada edinâmica destes recursos vitais da organização que são a administração dos pedidos de vendas, o sistema de suprimentos de materiais, o controle de estoque de matéria, prima, materiais auxiliares e de manutenção, as peças em processo e o estoque acabado, o sistema de planejamento e controle da produção e, finalmente, o sistema de movimentação e distribuição dos produtos e serviços.
Segundo BALLOU “aLogística Empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade no processo de pleno atendimento do mercado e satisfação completa ao cliente, com retorno garantido ao empreendedor, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de armazenagem, programas de produção e entrega de produtos e serviços com fluxos facilitadores do sistema...
tracking img