Logistica compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução | |
2. Histórico | |
3. A importância de compras e qualidade | |
4. Qualificação e desenvolvimento de fornecedores | |
5. Compras e a diminuição de estoques | |
6. Conclusão | |

I . Introdução

Todas as empresas, sejam elas de qualquer segmento, compram materiais, serviços e suprimentos para apoiar e desenvolver suas atividades e melhorar suacadeia de suprimentos. Durante o desenvolvimento do departamento de compras ao longo da história, essas atividades eram percebidas como uma tarefa dos colaboradores muito semelhante ao que acontecia com a logística antigamente, meramente reativa. O papel dos colaboradores de compras era resumido a obter de seus fornecedores os recursos desejados pelo menor preço possível, estabelecendo uma relaçãoentre empresa e fornecedores de constantes desentendimentos e verdadeiras quedas de braço, em que o principal objetivo de ambos os lados era de sempre levar vantagem.
Embora possamos observar que essa visão ainda se faz presente em muitos segmentos e empresas tradicionalistas, o que compras representa hoje para as empresas atualizadas e em busca de qualidade vem mudando substancialmente nasúltimas décadas. Hoje o objetivo do departamento de compras faz parte da estratégia da empresa, em que o principal foco é o de encontrar nos gastos totais e no desenvolvimento de relacionamentos colaborativos entre empresas e fornecedores, uma melhoria do processo como um todo. Dessa forma associamos as atividades de compras a uma elevação em sua categoria, passando de atividade reativa para atividadeestratégica.
Com as exigências de produtos de qualidade, o trabalho do departamento de compras aparece como critério decisivo para a manutenção de qualidade garantida perante os clientes. Todas as fases, seja a obtenção da matéria-prima ou de serviços a serem prestados ao consumidor, devem ser adquiridas de maneira que o que foi prometido possa ser atendido com produtos que proporcionemaquisições seguras.
O departamento de compras recebe um foco considerável e, através de um fornecimento qualificado, vantagens podem ser obtidas, como a minimização dos estoques, desenvolvimento de relacionamento colaborativo com fornecedores, aprimoramento da qualidade em todas as fases e o menor custo possível para o custo total das operações que o produto necessita para atender os clientes.

II.Histórico

As Primeiras civilizações em nosso planeta, geralmente nômades, não possuíam uma maneira organizada de trocar valores e praticamente recorriam às trocas diretas de utensílios, alimentos, vestes, etc. Essa atividade é conhecida como escambo. Quando necessitavam de algo que não possuíam, trocavam entre si seus bens primitivos, pois alguns grupos coletavam frutos, já outros possuíam maiscaçadores ou pescadores e realizar o escambo era uma opção viável. Porém, com o aumento da população, o escambo começou a tornar-se algo difícil de ser aplicado como rotina, para o perfeito funcionamento da atividade necessitava-se de uma dupla coincidência de desejos, incompatibilidades começaram a se desenvolver, pois quanto valeria um machado em troca de frutas ou de animal? Para exemplificar,podemos pensar em como, em nosso dia-a-dia, um fabricante de automóvel poderia se relacionar com uma lanchonete.
Dessa forma, alguns bens que possuíam uma aceitação melhor para todos começaram a ser utilizados como intermediários de trocas, assim esses bens cumpriam o papel de uma moeda.
Com a utilização de bens realizando o papel de moeda nas transações de trocas, o escambo foi gradativamentesendo substituído, pois o novo formato era de interesse igual para os dois lados. Entre os bens que passaram a exercer essa função, destacamos o gado que poderia ser multiplicado e o sal na Roma antiga. O sal era usado como parte do pagamento dos soldados romanos. O vocábulo salário vem do latim salarium, que significa sal-moeda.
Com o passar do tempo e o constante aumento da população, as...
tracking img