Logistica caterring aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Catering aéreos
Um sistema complexo e preciso de preparação de alimentos garante a segurança da alimentação servida nas aeronaves e, em muitos casos, propicia também o prazer de afrouxar o cinto e degustar pratos criados por chefs talentosos
Com a guerra de tarifas, as companhias aéreas buscam diferenciais de mercado e a alimentação é, sem dúvida alguma, um dos quesitos onde elas podem inovarno sentido de atrair novos clientes. O consumidor brasileiro, em especial, valoriza bastante estas iniciativas e respondem de uma forma bastante positiva a este tipo de ação.
Por essa razão, até mesmo nos tempos de crise como os atuais, as companhias aéreas continuam investindo neste tipo de atendimento e, para dar suporte a esse serviço, as Comissárias ou Caterings aéreos - empresas quepreparam refeições para as companhias -adaptam a produção da cozinha industrial às peculiaridades do mundo da aviação. Em São Paulo, onde existem dois aeroportos, essas empresas dividem-se para atender as companhias aéreas com tráfego por esses locais. No Aeroporto Internacional de Cumbica, a Gate Gourmet e a LSG – Sky Chefs são responsáveis pelo suprimento dos vôos que saem de lá, e o Grupo RA queatua em Congonhas, abastece os vôos domésticos.
Segurança em primeiro lugar
Na aviação, o item segurança é tratado com rigor em todos os procedimentos, e a alimentação também recebe atenção especial, afinal qualquer problema de intoxicação alimentar nos vôos pode se tornar uma séria situação de emergência. É fácil imaginar o que poderia acontecer se os passageiros de um avião e a tripulaçãoingerissem alimentos mal conservados ou contaminados. Aliás, o cinema já explorou em vários filmes, situações desse tipo.
Para evitar esse problema, algumas empresas têm como norma que os tripulantes consumam itens diferentes a fim de evitar que uma possível anomalia atinja a todos, colocando o vôo em risco. Outras limitam esse critério apenas ao piloto e co-piloto. Os cuidados na elaboração dasrefeições de bordo iniciam na escolha dos fornecedores, que passam por uma auditoria antes de serem contratados. As mercadorias passam por rigorosos controles desde o seu recebimento passando por controle de temperatura, vistoria das condições de embalagem, características organolépticas. Caso algum produto esteja fora dos padrões estabelecidos é feito um rastreamento e observado se há necessidadede novas auditorias.
Para eliminar contaminação cruzada, as cozinhas dos caterings adotam, a exemplo da LSG-Sky Chefs, o padrão de planta linear para o fluxo de produção. O processo de produção segue os passos do Programa HACCP e nutricionistas das companhias aéreas fazem o acompanhamento e vistorias constantes dos serviços dos catering para checar se tudo está sendo cumprido dentro das normas desegurança.
Marcia Amaral de Souza, Chefe da Divisão de Comissária da Transbrasil, comenta: "Nossas nutricionistas seguem um check-list para averiguar se tudo está de acordo com os padrões estabelecidos, onde são observados a condição de entrada da mercadoria, armazenamento, higiene pessoal dos funcionários, do ambiente, vestimenta, vestiários, tempo de preparo de produtos manipulados,embalagens, prazo de validade, triagem de equipamentos, utensílios e do lixo, entre outros itens".
Todos estes cuidados são importantes pois um pequeno incidente decorrente desse serviço pode ferir, consideravelmente, a imagem de uma companhia aérea.
Os cuidados especiais não se limitam somente à produção: o lixo também recebe tratamento especial. Todas as sobras de comida e embalagens são compactadase, posteriormente, incineradas. Como as aeronaves circulam nas mais diversas partes do mundo, pode haver risco de contágio de doenças existentes em alguma localidade e a incineração o procedimento utilizado para evitar este tipo de contaminação.
Se um avião faz escala em vários aeroportos, em cada um deles é retirado todo o resto de comida, além das refeições e lanches que não foram servidos e...
tracking img