Logistica caterring aereo

2123 palavras 9 páginas
Catering aéreos
Um sistema complexo e preciso de preparação de alimentos garante a segurança da alimentação servida nas aeronaves e, em muitos casos, propicia também o prazer de afrouxar o cinto e degustar pratos criados por chefs talentosos
Com a guerra de tarifas, as companhias aéreas buscam diferenciais de mercado e a alimentação é, sem dúvida alguma, um dos quesitos onde elas podem inovar no sentido de atrair novos clientes. O consumidor brasileiro, em especial, valoriza bastante estas iniciativas e respondem de uma forma bastante positiva a este tipo de ação.
Por essa razão, até mesmo nos tempos de crise como os atuais, as companhias aéreas continuam investindo neste tipo de atendimento e, para dar suporte a esse serviço, as Comissárias ou Caterings aéreos - empresas que preparam refeições para as companhias -adaptam a produção da cozinha industrial às peculiaridades do mundo da aviação. Em São Paulo, onde existem dois aeroportos, essas empresas dividem-se para atender as companhias aéreas com tráfego por esses locais. No Aeroporto Internacional de Cumbica, a Gate Gourmet e a LSG – Sky Chefs são responsáveis pelo suprimento dos vôos que saem de lá, e o Grupo RA que atua em Congonhas, abastece os vôos domésticos.
Segurança em primeiro lugar
Na aviação, o item segurança é tratado com rigor em todos os procedimentos, e a alimentação também recebe atenção especial, afinal qualquer problema de intoxicação alimentar nos vôos pode se tornar uma séria situação de emergência. É fácil imaginar o que poderia acontecer se os passageiros de um avião e a tripulação ingerissem alimentos mal conservados ou contaminados. Aliás, o cinema já explorou em vários filmes, situações desse tipo.
Para evitar esse problema, algumas empresas têm como norma que os tripulantes consumam itens diferentes a fim de evitar que uma possível anomalia atinja a todos, colocando o vôo em risco. Outras limitam esse critério apenas ao piloto e co-piloto. Os cuidados na elaboração das

Relacionados