Logica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LÓGICA
A Lógica é a ciência que nos permite distinguir o verdadeiro e falso, visando determinar os processos intelectuais, sendo expresso através da linguagem matemática.
Elaestuda os 3 objetos da inteligência – o conceito, juízo e raciocínio. Também pode ser definida como o estudo da compreensão e demonstração da realidade.
Existem 4 tipos deverdade, a verdade logico-formal que se refere a ligação entre o raciocínio e as conclusões alcançadas através dele, a verdade objetiva que se refere a conformidade entre o conhecimentoe o conhecido, a verdade ontológica que se refere ao que realmente as coisas são e a verdade moral que se refere a correspondência entre e o pensar e o agir (expressão dopensamento). Mas todos esses gravitam em torno da coerência e da conformidade, dependente do pensamento e ação tanto pessoal quanto social.
A falsidade é o oposto à verdade.
A Lógicaformal fala das leis universais do pensamento. Ela divide-se em partes:
-Ideia e Termo: A ideia é uma percepção da inteligência transformada em forma ou imagem, mas também pode serabstrata. O termo é a expressão material da ideia.
-Juízo e Proposição: O juízo aproxima e compara ideias e depois as julga como conveniente ou inconveniente. A proposição é aexpressão verbal do juízo, podendo ser uma afirmação ou negação.
-Raciocínio e Argumento: Raciocínio estabelece um novo conhecimento através do que já se conhece. O argumentoexpressa materialmente o raciocínio.
A Lógica matemática é o calculo das deduções ou demonstrações da lógica formal. As proposições são palavras que possuem relação entre si comsentido completo, como uma frase, com isso é possível atribuir o verdadeiro e falso. Os conectivos lógicos nos permite formar proposições através de outras, formando conclusões finais.
tracking img