Log stica Reversa Cromex

3184 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE DE SALVADOR – UNIFACS
GRADUAÇÃO TEC. EM LOGÍSTICA
LOGÍSTICA REVERSA

ADERVAL SOUZA COSTA JUNIOR
CESAR DOS SANTOS ANDRADE
JOÃO FELIPE RIBEIRO
ROSE

Salvador
2015
Sumário

Introdução 1

Conceito 2

Importância da Logística Reversa 3

Vantagens com a Implementação da Logística Reversa 4

Fluxograma 5
Fornecedores de MP 5.1
Cromex 5.2
CPA Plásticos 5.3

Conclusão 6

Considerações Finais 7

Referências 8

Salvador
2015
INTRODUÇÃO

Com o crescente volume de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos gerados diariamente, aumenta também a quantidade de lixo gerado e de materiais que precisam ser reprocessados e mandados de volta à sua origem. Esse tráfego de produtos no sentido contrário da cadeia de produção normal precisa ser tratado adequadamente, para evitar trabalho e custos extras.
A logística reversa é a área responsável por este fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: a reciclagem, o reuso, o recall, as devoluções, etc. A importância deste processo reside em dois extremos: em um, as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso; na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo.
Com o aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento. Além de contribuir legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz.
Há também a reutilização, notadamente com os resíduos e/ou as sobras industriais. No entanto, existe também o fluxo de produtos do consumidor de volta ao vendedor por iniciativa do usuário: quando ele não está satisfeito com uma compra, ele devolve o produto (bastante comum no comércio eletrônico ou erro de escolha do produto em lojas físicas).
De maneira geral, três fatores estimulam o retorno de produtos: (1) consciência cada vez maior da população para a necessidade de reciclar

Relacionados