Locke-o individualismo liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia de John Locke
Locke nasceu em 1632 na cidade de Bristol, e morreu em 1704.Nasceu no seio de uma família burguesa, modesta e profundamente religiosa. Seu pai era comerciante, combateu naguerra civil nas fileiras do exército do parlamento.
Ele estudou no christ church college era normal que seguisse a carreira eclesiástica, embora a princípio parecesse destinado á teologia, mudapara ciências.
Em 1652ele foi estudar medicina e posteriormente professor daquela universidade, em 1666 ele foi requisitado como medico e conselheiro de Lorde Shaftesbury destacado como políticoliberal, acabando por fixar definitivamente o seu interesse na filosofia.

Colaborou com alguns políticos do seu tempo, nomeadamente LORD ASHLEY depois com SHOFTESBURY de quem foi o principal assessor. Elerefugiou-se na Holanda durante o reinada absolutista de CARLOSII.
EM 1689 -90 ele publicou suas principais obras: carta sobre a tolerância, ensaio sobre o entendimento humano e os dois tratadossobre o governo civil.
Locke foi admiradíssimo por todos os liberais europeus, mas também foi odiado por todos os conservadores do absolutismo como por exemplo Joseph de Maistre que foi um teóricoabsolutista francês que não se cansava de proclamar que “o desprezo por Locke e o início de toda sabedoria”.
Até o séc. XVII todo governo era absoluto, extinguindo quer pela tradição, quer pelo direitodivino dos reis. Perante esta concepçao “nenhum homem nasce livre, e todos são desiguais”, Locke veio a sustentar a posição contrária, ou seja de que todo governo deve ser limitado nos seus poderes, esó existe pelo consentimento dos governados, pois todos os homens nascem livres e iguais.
Ele era um grande defensor da liberdade e da tolerância religiosa, ele e considerado o pai do individualismoliberal visto que defendia os direitos inalienáveis do individuo (direito a vida, a liberdade e a propriedade). Ele e também considerado fundador do empirismo, doutrina sobre a qual todo conhecimento...
tracking img