John locke e o individualismo liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
John Locke e o Individualismo Liberal

John Locke, nascido em 1632, formou-se em medicina em Oxford e foi professor. Teve grande influência em sua formação liberal após se tornar conselheirodo lorde Shaftesbury e tê-lo como mentor político. É considerado o fundador do empirismo e conhecido por sua crítica à doutrina das idéias inatas, isto é, independentes da experiência, de acordo com ateoria da tábula rasa.
No contexto de um século tumultuado, marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlamento, Locke publicou suas principais obras: Ensaio sobre o entendimento humano e osDois tratados sobre o governo civil. O segundo tratado é a justificação da Revolução Gloriosa na Inglaterra e influenciou a Revolução Americana e vários filósofos iluministas.
Como um dosrepresentantes do jusnaturalismo, sua teoria parte do estado de natureza, no qual os homens viviam num estágio pré-social e pré-político, em liberdade e igualdade. Para Locke o estado de natureza erapacífico e racional. A propriedade dos homens era a vida, a liberdade e os bens, isto é, os direitos naturais do homem que não podiam ser violados.
Todos permaneceriam nesse estado até que pelo seupróprio consentimento se reunissem e estabelecessem entre si o contrato social que faria a passagem para o estado civil, visto que as inconveniências causadas pela ausência de um juiz imparcial oslevavam a abdicar de seu poder natural em nome da preservação da propriedade.
Com a vida em sociedade, apresentaram-se as primeiras desigualdades entre os homens referentes à propriedade. A terra,dada aos homens por Deus, se tornava privada quando lhe era incorporado trabalho, por isso o trabalho era o fundamento originário da propriedade. Com o aparecimento do dinheiro, a aquisição dapropriedade passou a se dar pela compra, assim o uso da moeda levou à concentração da riqueza.
A violação da propriedade (vida, liberdade e bens) origina o estado de guerra entre o governo e o...
tracking img