Locais de escalada em parede natural portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Discente:
Professor Rui Rosado
Docentes:
Nuno Resende
Pedro Santos
José Miranda

Indice

Introdução 3
Escalada Desportiva 4
Escalada Clássica 4
Escalada em Boulder 5
Classificação das Vias de Escalada em Portugal 6
Locais de Escalada em Parede Natural em Portugal 7
Porto e Norte: 7
Centro de Portugal: 8
Lisboa e Litoral: 9
Algarve: 10
Bibliografia 11
Material deApoio: 11
Imagens: 11

Introdução

A história da escalada desportiva começou nos anos 70, quando um ucraniano teve a ideia de, durante a fase mais fria do ano, pendurar pedras na sua parede para que pudesse treinar. A ideia foi tão boa que logo todos os outros escaladores locais fizeram o mesmo. Surgia aí a escalada desportiva.
Em 1985, na Itália, foi realizado o primeiro campeonato mundial.Que teve como obstáculo uma parede natural. Em 1987, pela primeira vez um campeonato foi realizado numa parede artificial. A taça do mundo de Escalada Desportiva foi criada em 1990. E, dois anos mais tarde, nas Olimpíadas de Barcelona, finalmente veio a consagração do desporto, quando foi praticado como demonstração.
Ao longo dos anos e de modo a ultrapassar os vários tipos de obstáculosdiferentes, a escalada foi desenvolvendo as mais variadas técnicas e estilos. Antes de praticar, devem ter-se algumas noções teóricas, num pequeno curso de iniciação acerca das técnicas mais elementares a utilizar, privilegiando sempre a vertente da segurança.
Devido às condições climatéricas não serem sempre propícias durante o ano, houve necessidade de criar paredes artificiais, esta ideia surgiu naEuropa mas rapidamente se expandiu para o resto do mundo visto ser uma óptima maneira de treino do músculo e técnica. Com esta aquisição também a vertente competitiva sofreu alterações, ganhando uma nova dimensão.
O terreno de prática não tem limites! Esta diversidade de terrenos e de filosofias de prática permite-nos dividir a prática da escalada em diferentes tipos: desportiva, bloco,clássica e gelo. Na escola pratica-se sobretudo escalada desportiva em paredes artificiais em “top-rope”.
Escalar em top-rope é designado por suspender o meio da corda no topo de um penedo através das sangles. Numa ponta encorda-se o escalador e, na outra, o segurador coloca a corda no dispositivo de segurança (grigri). A escalada progride como que em suspensão. Se o segurador puxar a corda pode atéiçar o escalado… Não há quedas de impacto, há apenas um escorregamento.
Nos dias de hoje existem vários tipos de escalada os mais praticados são:
Escalada Desportiva

Este tipo de escalada é o mais indicado para a iniciação, por ser mais seguro. Consiste na superação de vias de dimensão média, que varia geralmente entre os 10 e 30m de altura, que são previamente equipadas com materialpermanente e de grande fiabilidade, para se prender a corda de segurança. Sendo mais segura, este tipo de escalada, para além da iniciação, permite aos praticantes concentrarem-se mais sobre a dificuldade das vias. A escalada desportiva inclui também a escalada em paredes de escalada artificiais, assim como a escalada de competição.
Escalada Clássica

Este estilo é o que se manteve mais fiel àssuas origens e por isso consiste na escalada de grandes vias, geralmente superiores a 100m de altura, que obrigam à técnica de progressão em cordada, através de vários lances de corda e implicam que os pontos de segurança da corda sejam postos pelo primeiro escalador à medida que sobe, devendo o segundo recolhe-los, deixando assim o mínimo de material fixo na rocha.
Escalada em Boulder

É aescalada dos técnicos e da habilidade não é necessária a corda. São vias baixas que exigem passos de extrema força e agilidade e há sempre o colchão para proteger as quedas. Praticam-se também Boulders em comprimento “travessias”. Pode ser efectuada em rocha ou em rocódromos

Classificação das Vias de Escalada em Portugal

Em Portugal usa-se a mesma classificação das vias que se usa em França. A...
tracking img