Loas

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
E importante observar que o Serviço Social teve em sua trajetória uma história de avanços e conquistas com sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe proporciona sustentação teórica emetodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa que faz com respaldo em projeto ético e político, que tem como interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de umasociedade mais justa.
A partir de década de 1980 acontece um marco importante para o Serviço Social que e a ruptura com o conservadorismo. Com isso fortaleceu a orientação marxista como direçãohegemônica para o projeto ético político profissional, esta orientação tem como valor principal os princípios de democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana, definidos no Código de Ética de1993.
O Serviço Social também enfrentou questões sobre as políticas sociais em especial a consolidação das políticas públicas nas áreas da seguridade social abrangendo o tripé saúde, assistência eprevidência social. Tais preocupações contribuíram e contribui para que o Serviço Social enfrentasse junto com a sociedade civil organizada os impasses, desafios e dilemas que a democracia, a cidadania e osdireitos sociais colocam a prática social. Vêm avançando as investigações sobre a sociedade civil, os processos de gestão e controle das políticas públicas e o papel dos Conselhos de Direitos. Osmarcos históricos recentes e relevantes é os dez anos da Lei Orgânica de Assistência Social e os dez anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, eventos que retratam conquistas no campo dos direitossociais, principalmente no que diz respeita a relação á proteção social, destinadas aos segmentos vítimas do processo de exclusão social, como famílias, crianças, adolescentes, idosos e portadores denecessidades especiais.
Em 1993 com a regulamentação da LOAS, garantiu a maioridade jurídica á assistência social, trazendo para o campo do direito com responsabilização do Estado, e expressa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A LOAS
  • LOAS
  • LOAS
  • loas
  • Loas
  • loas
  • LOAS
  • Loas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!