Ljknjnnnjnn

682 palavras 3 páginas
Aprendizagem organizacional e liderança
É preciso pensar no tipo de aprendizado que a tecnologia nos oferece. Uma pessoa pode até receber mais informações graças à tecnologia, mas, se não possuir o conhecimento necessário não vai para aproveitar nada. A pessoa consegue realmente aprender algo mais com uma informação nova quando já sabe muito a respeito de um assunto. As capacidades que sempre focalizamos até hoje são, na realidade, que poucas pessoas e poucas organizações possuem.
Senge (1990) desenvolveu seu trabalho aplicando a Teoria dos Sistemas á Administração e apresentou um conjunto de cinco disciplinas de aprendizagem que se desenvolvidas na organização para estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adaptarem-se as continuas mudanças. São elas:
A primeira disciplina é o domínio pessoal. Significa aprender as capacidades pessoais para ter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes para alcançar suas as metas escolhidas.

A segunda disciplina, que chamo de modelos mentais, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada pessoa no mundo, a fim de realizar atos e decisões.

A terceira disciplina, visão compartilhada, é estimular o grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os princípios na direção que permite que esse futuro seja alcançado.

A quarta disciplina, aprendizado em equipe, está em transformar as aptidões coletivas ligadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver a capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais.

E finalmente a quinta disciplina, pensamento sistêmico, é criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É essa quinta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.
Para inovar é preciso

Relacionados