Lição 10 do ava dpp

286 palavras 2 páginas
Aula tema 10

1-De acordo com o antropólogo Oracy Nogueira: Resposta: no Brasil, o preconceito racial é, principalmente, de marca ou de cor.

2-Analise a charge do cartunista Maurício Pestana: Resposta: as cotas têm o propósito de promover

condições mais igualitárias de acesso à universidade a grupos sociais desfavorecidos.

3-Tendo em vista os materiais da aula, analise o trecho abaixo, parte da letra da música “Inclassificáveis”, de Arnaldo Antunes: Resposta: o Brasil é um país profundamente miscigenado, no qual é difícil estabelecer classificações étnico-raciais.

4-De acordo com as diferenciações propostas, na década de 1950, por Oracy Nogueira acerca das diferenças entre o racismo praticado no Brasil e nos Estados Unidos, é INCORRETO dizer que: Resposta: nos Estados Unidos nunca houve preconceito racial contra negros.

5-Nos últimos anos muitas políticas de ação afirmativa foram implementadas por universidades, como a Uerj, em 2003, e a UnB, em 2004. Em 2012, o governo federal propôs uma política mais ampla de ação afirmativa, alterando o processo seletivo de todas as universidades federais. Sobre as ações afirmativas, é correto dizer que: Resposta: elas podem ter por critérios raça, gênero, condição social, orientação sexual e deficiência física.

6-Em 2004, a Universidade de Brasília implementou um sistema de cotas raciais. Os candidatos que desejassem se inscrever por meio das cotas deviam se autodeclarar como negros e tirar uma fotografia que seria submetida à análise de um comitê cuja função era garantir a veracidade da declaração. Os dois trechos abaixo são comentários de cientistas sociais sobre a controvérsia que esse método de seleção gerou: Resposta: o primeiro trecho ressalta uma postura segundo a qual as cotas raciais constituem uma política inadequada por acionarem a categoria

Relacionados

  • Desenvolvimento pessoal e profissional
    305 palavras | 2 páginas
  • paulo freire
    546 palavras | 3 páginas
  • Manual de Convênios da União
    61379 palavras | 246 páginas