Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixo, uma ocupação desordenada.

A partir da revolução industrial, as grandes cidades passaram a receber um intenso fluxo migratório de pessoas em busca de emprego e melhor condição de vida.Logo, fica evidente que ao mesmo tempo que as cidades crescem, seus problemas acompanham esse ritmo de crescimento. Um desses problemas é o lixo urbano, muito danoso ao meio-ambiente e à populaçãocaso não haja um cuidado especial de que ele precisa.
O lixo urbano é bastante diversificado, contendo materiais orgânicos como, restos de comida e derivados da natureza, e materiaisinorgânicos como, embalagens plásticas de comida industrializada – muito comum nos dias de hoje, devido à intensa industrialização nas últimas décadas - e etc. Separados, esses materiais são designados aosseus respectivos lugares e serão devidamente cuidados e posteriormente reciclados. Isso acontece nos postos de reciclagem, que infelizmente são poucos no Brasil e no mundo, comparados à imensavastidão de terra e de pessoas que existem.
Porém, o que ocorre no seu ponto de origem – residências, indústrias – é a não separação desse lixo, e um outro problema , que é o despejo em lugaresinadequados, como lixões a céu aberto. Esse despejo inadequado, afeta diretamente o meio-ambiente, pois os lixões a céu aberto não são preparados para receber esse tipo de material, muitas vezes tóxico,contaminando o solo e o lençol freático.
Para esses problemas serem resolvidos, é necessário mais educação por parte da população na hora de separar seu lixo e uma melhora na infraestrutura doEstado na recepção e coleta desses componentes. Aterros sanitários devem ser construídos para desativar os lixões irregulares. Investir na conscientização, através da mídia, de que o lixo precisa ter umaatenção especial e também na reciclagem, pois reciclando não só o planeta agradece, como também fornece emprego para as pessoas que atualmente trabalham em condições precárias colocando em risco a...
tracking img