lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Projeto Sala Verde Ilha de Tinharé
Stand – Festival de Primavera 2013
14 a 16 de Novembro de 2013
Morro de São Paulo – Cairu/BA
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável-SEDES




CAIRU-BA
2013


FERNANDO ANTÔNIO DOS SANTOS BRITO
Prefeito Municipal de Cairu



ELSON PASCOAL DIAS
Coordenador do Projeto Político Pedagógico – 2013


ELABORAÇÃO DO PROJETO:FABIANA ANDREA OLIVEIRA PACHECO
Engenheira Ambiental / Secretária de Desenvolvimento Sustentável – Substituta

ELSON PASCOAL DIAS
Pedagogo /Guarda ambiental

DEVSON PAULO PALMA GOMES
Graduado em Engenharia Ambiental / Assistente da Superintendência de Gestão Ambiental

IACIARA SCHIER
Bióloga / Assessora Técnica em Planejamento

Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de Cairu / Secretariade Desenvolvimento Sustentável -SEDES
CNPJ / CGC: 14.235.907/0001-44
Endereço: Praça Marechal Deodoro, n° 03, Centro, Cairu, BA. CEP: 45.420-000.
Telefax: (75) 3653-2151 – Ramal 206
Página na Internet: www.cairu.ba.io.org.br
Coordenador do Projeto Stand Sala Verde: Devson Paulo Palma/ Elson Pascoal Dias
E-mail do Coordenador: salaverdetinhare@gmail.com
Nome da Sala Verde: Sala Verde Ilhade Tinharé
Modalidade da Sala Verde: Móvel
1. 0 Identificação do Projeto
Cairu é o único município arquipélago brasileiro. Formado por 26 ilhas e ilhotas fluviais, litoral bastante recortado, com a presença barras e recifes, canais e braços de mar e inúmeras micro bacias hidrográficas, compõe um ecossistema costeiro e estuarino de relevante patrimônio ecológico com uma enorme fragilidadeambiental que requer um abrangente sistema de gestão ambiental;
“ . . . o território do município de Cairu constitui uma realidade excepcional na sua singularidade e valores, determinando que deva ser considerado patrimônio universal pela sua história, natureza e paisagem e principalmente pelas potencialidades de nele se poder criar um caso de valor mundial como exemplo de desenvolvimento sustentável”( Cairu 2030).
Neste contexto, localizado em Cairu, a 308 Km de Salvador ,o Morro de São Paulo é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do Estado. Para acolher seus visitantes, o local possui uma infraestrutura hoteleira com cerca de 300 hotéis e pousadas que proporcionam mais de 20.000 leitos. O município situa-se em uma região rica em bens culturais, possuindo dois sítioshistórico-naturais classificados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: Centro Histórico da Cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além disso, Cairu possui 14 monumentos históricos nas diversas ilhas.
De acordo com LOUREIRO (2010), as Salas Verdes são espaços situados dentro de instituições governamentais ou não-governamentais dedicados a fomentar e promoveratividades de Educação Ambiental – EA. Além de serem espaços físicos de referência, devem possuir uma proposta pedagógica e um conjunto de materiais (visuais, tácteis e audiovisuais) que sirvam para realização das ações pretendidas.
2. 0 Histórico e Justificativa
O território do Município de Cairu abriga duas Áreas de Proteção Ambiental: a APA de Tinharé – Boipeba, instituída pelo Decreto Estadualn° 1.240 de 24 de junho de 1992, que abrange duas das suas maiores Ilhas: as Ilhas de Tinharé e Boipeba e a APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, instituída pelo Decreto Estadual n° 8.552, de 5 de junho de 2003, que envolve o espaço territorial de vários municípios da região e integra a terceira maior ilha do arquipélago - a Ilha de Cairu. Vale dizer que essas áreas buscam proteger a diversidadebiológica, disciplinar a ocupação territorial e assegurar a sustentabilidade do uso dos seus recursos naturais.
“Oscila, portanto, na região, uma multiplicidade de realidades, em razão de cada ilha, da economia e da forma de organização de cada comunidade, num contexto que suplanta a capacidade de atuação política hegemônica por parte dos poderes políticos locais”. (Planejamento Territorial...
tracking img