Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS - FACETEG CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E LEGISLATIVA

POLÍTICAS PÚBLICAS: LIXO E CIDADANIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ANTONIO CARLOS BRITO DE ARAUJO WERUSKA MARIA C. MACIEL DE ARAUJO LIMA

RECIFE - PE, 2008

ANTONIO CARLOS BRITO DE ARAUJO WERUSKA MARIA C. MACIEL DEARAUJO LIMA

POLÍTICAS PÚBLICAS: LIXO E CIDADANIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Legislativa, ministrado pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns - FACETEG, Universidade de Pernambuco - UPE, em cumprimento ás exigências para obtenção do Título de Especialista. ORIENTADOR: Prof. MS RobertoSilva.

RECIFE - PE, 2008

ANTONIO CARLOS BRITO DE ARAUJO WERUSKA MARIA C. MACIEL DE ARAUJO LIMA

POLÍTICAS PÚBLICAS: LIXO E CIDADANIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Aprovada ____/____/_____ BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________________

________________________________________

Prof. Orientador - Roberto Silva____________________________________________________________

________________________________________

Prof. Examinador - Durval Lins

A revolta é o último dos direitos a que se deve um povo livre para lhes garantir os interesses coletivos: mas se é também, o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos.
Juarez Távora (1898-1975)

AGRADECIMENTOS
Considerando esta monografia como resultadode uma caminhada que não começou tão somente na Universidade de Pernambuco - UPE, agradecer pode não ser tarefa tão fácil, nem justa. Para não incorrermos em nenhum risco de injustiça, agradecemos de antemão a todos que de alguma forma passaram por nossas vidas e contribuíram para a construção de quem somos hoje. Ao bom DEUS pela oportunidade e pelo privilégio que nos foi dado sabedoria,tanto no compartilhar por sua tamanha experiência, como por nos possibilitar de freqüentar este curso, perceber e atentar para a relevância do tema que faz parte, em profundidade, de nossas vidas. Às nossas famílias pela paciência em tolerar a nossa ausência e pela base sólida que sempre nos deu e força para encarar a vida de frente. Ao nosso orientador Professor MS ROBERTO JOSÉ DASILVA, pelo incentivo, simpatia e presteza no auxilio às atividades e discussões sobre o andamento e normatização desta monografia. A todos os professores pelo carinho, dedicação e entusiasmo demonstrado ao longo do curso. Enfim, agradecemos, particularmente, às pessoas por sua contribuição, seja direta ou indiretamente, na elaboração e na construção deste trabalho.

RESUMO
Este estudoabordou o tema Políticas Públicas: Lixo e Cidadania, o conceito de Política Pública e sua efetividade em relação ao meio ambiente; os desafios que enfrentam os municípios e um breve relato sobre a participação da sociedade. Descreveu sobre a Ética e a Educação Ambiental, bem como, acerca da crise ambiental que acaba através da educação. No tema principal dessa monografia Lixo e Cidadania,conceituou o que é lixo e cidadania, descreveu a composição do lixo e os tipos de coleta, com gráficos sobre composição do lixo, o lucro com reciclagem e tempo de decomposição, e um breve histórico sobre cidadania e ações para despertar na população a preservação do meio ambiente. A seguir foi abordado o problema que traz o lixo para os municípios, a quantidade produzida pela sociedade,o Desenvolvimento Sustentável, a Política Nacional de Educação Ambiental e a Agenda 21 que promove em todo planeta um padrão de desenvolvimento quanto à proteção ambiental e finalizou com sugestões para modificações de atitudes, tanto na Política Pública, quanto na dos cidadãos.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas, Lixo, Cidadania.

SUMÁRIO

1...
tracking img