Serviodores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
x
x
x

SERVIDOR DE CORREIO ELETRÔNICO E IMPRESSÃO

x
x
x

x

x
2011/1
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
1 SERVIDOR DE E-MAIL 3
1.1 POP3 4
1.2 IMAP 6
1.3 SMTP 8
1.4 SERVIDORES DE CORREIO ELETRÔNICO EXISTENTES 8
2 SERVIDORES DE impressão 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

1 SERVIDOR DE E-MAIL

Um servidor de e-mail gerencia os e-mails que são enviados erecebidos. Podem utilizar-se da internet, onde e-mails enviados e recebidos podem ser transitados para qualquer lugar do mundo, ou servidores de correio de intranet onde as mensagens trafegam apenas dentro da empresa (rede local).
Através do correio eletrônico podem ser criados grupos de discussão sobre quaisquer assuntos. Estes grupos são chamados de listas ou refletores. Um refletor éuma caixa postal eletrônica falsa. Todas as mensagens enviadas para esta caixa postal são transmitidas para as pessoas cadastradas na lista deste refletor. Desta forma cada membro do grupo passa a dispor das mensagens enviadas para o refletor em sua caixa postal ou mailbox. Cada membro pode ler as mensagens e dar a sua opinião sobre elas enviando uma nova mensagem para o refletor.
Algunsprotocolos estão relacionados com ele: IMAP, POP3, SMTP.
O crescente uso do e-mail por empresas e pessoas no mundo inteiro, se da pela também crescente venda de serviços de banda larga com custos baixos, e ainda, softwares livres na internet fazem com que cada vez mais organizações administrem seus próprios serviços de correio eletrônico tirando a responsabilidade dos inúmeros prestadores deserviços virtuais.

1.1 POP3

O POP3, sigla para Post Office Protocol é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. O programa de email, exemplo Outlook, se conecta ao servidor utilizando protocolo POP3 e baixa as mensagens para o computador do usuário, em seguida apaga as mensagens do servidor caso configurado para tal função, pois o servidor não foraprojetado para manter as mensagens pela insuficiente memória. Pode ser visto como um mailbox que armazena temporariamente as mensagens até que o usuário receba e apague.
O protocolo POP3 não tem por objetivo permitir manipulação de mensagens no servidor, a intenção é permitir que as mensagens sejam entregues e então excluídas do mailbox.
A vantagem do POP3 é que o mailbox fica semprelimpo, sendo útil em mailbox com espaço de armazenamento limitado. Para internet com acesso discado, em que o custo da ligação é proporcional ao tempo de ligação, é recomendável a utilização do protocolo POP3, pois a ligação precisa estar ativa somente durante a transferência das mensagens, e a leitura e processamento das mensagens pode depois ser efetuado off-line.
O funcionamento do protocoloPOP3 diz-se off-line, uma vez que o processo suportado se baseia nas seguintes etapas:

• É estabelecida uma ligação TCP entre a aplicação cliente de e-mail (User Agent - UA) e o servidor onde está a caixa de correio (Message Transfer Agent - MTA)
• O usuário autentica-se;
• Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas sequencialmente para o computador local;• As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio; se esta opção não for utilizada, deve-se utilizar sempre o mesmo computador para ler o correio eletrônico, para poder manter um arquivo das mensagens);
• A ligação com o servidor é terminada;
• O usuário pode agora ler eprocessar as mensagens (off-line)

1.2 IMAP

O IMAP, sigla para Internet Message Access Protocol, é um protocolo mais novo e com diversas vantagens. O programa de email, exemplo Outlook, se conecta ao servidor utilizando o protocolo IMAP e sincroniza o leitor de email com o servidor, assim as mensagens são lidas e continuam arquivadas no servidor, permitindo que o usuário acesse o mailbox...
tracking img