Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas ambientais causados por resíduos sólidos provenientes da produção de moda íntima em nova friburgo RJ.
Introdução:
Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica ecomercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Os resíduos sólidos são um dos grandes problema ambientais atuais, já que a população cresce cada vez mais e esta consumindo demasiadamente devido a facilidade de compra e grande apelo comercial,para tanto retira os recursos da naturezanuma velocidade e escala bem maior do que sua capacidade de regeneração.A geração de resíduos sólidos aumentou de tal maneira que ultrapassa a capacidade da natureza de absorvê-los.
Para Egri e Pinfield,(1998),esses problemas mantêm uma estreita relação com diversos fatores macroeconômicos e sociais,como por exemlpo crescimento desordenado da população,desigualdade na distribuição derenda,aumento do estilo de vida consumista,adoação de processos de industrialização intensivos em recursos naturais geradores de resíduos poluentes além de grande desperdício nos comportamentos individuais e coletivos em vários niveis.
Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma pequena cidade de apenas 10 000 habitantes produziria mais de 10 toneladas delixo diariamente.
A coleta dos resíduos urbanos pode ser indiferenciada ou seletiva. É indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção na sua coleta e acabam rotulados como lixo comum. E é seletiva quando os resíduos são recolhidos já com os seus componentes separados de acordo com o tipo de resíduo e destino para o qual são enviados. Após a coleta, o lixo comunmente pode ser encaminhadopara três lugares: um aterro sanitário, uma unidade de incineração ou uma unidade de valorização e tratamento de resíduos



Lixo urbano sendo desepejado em aterro sanitário.
(foto: Marcello Casal Jr)

No aterro sanitário, o lixo é jogado para que o solo absorva e decomponha seuconteúdo. Este é o destino mais comum para o lixo de coleta Indiferenciada, pois não necessita cuidados especiais e é uma forma de esgotar rápidamente a enorme quantidade de lixo gerado pelas metrópoles e outras grandes cidades. Estima-se que o município do Rio de Janeiro produza por dia aproximadamente 7 900 toneladas de lixo, do qual grande parte é despejado em um aterro.
É para a unidade deincineração que são enviados os resíduos que não podem ou não devem ser jogados a céu aberto em um aterro. É o caso das pilhas, equipamentos eletrônicos e lixo hospitalar. Nessas unidades, o lixo é queimado e passa por alguns filtros antes de ser liberado no ambiente. Por ser um processo caro e lento, apenas uma pequena parcela dos resíduos (aqueles que foram citados anteriormente) pode passar porele, o que resulta mais uma vez no despejo de lixo em Aterros Sanitários.
As Unidades de Valorização e Tratamento de Resíduos, ou, Unidades de Reciclagem, têm o objetivo único de reaproveitar embalagens, papel e similares num processo de limpeza e reestruturação. Dentre as principais cidades do ramo está a cidade de São Paulo, considerada a capital industrial do Brasil, que desenvolveu uma forma dereciclar as embalagens longa vida, separando as suas camadas.
No caso dos resíduos orgânicos, ao final da esteira de seleção em uma usina de triagem de lixo, pode ser acrescentado um sistema de transformação, por reação quimica, destes materiais em um pó, totalmente estabilizado e livre de contaminantes, que podem ser usados como matéria prima de fabricação de artefatos de concreto com uma...
tracking img