Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Destino do Lixo no Brasil
Os lixões no Brasil são um caso muito sério e prejudicial ao meio ambiente e saúde da população. Possuímos 1,5 mil lixões espalhados por todo Brasil e ainda possuímos a forma mais antiga de armazenagem de lixo, pois é feita de forma errada. O certo e ideal ainda são os aterros sanitários controlados que são minoria e os lixões prevalecem.
Segundo dados coletados:
•96% desses resíduos domésticos são lançados diariamente no meio ambiente sem nenhum cuidado especial, ou seja, terão seu destino final em algum lixão.
• Isto acontece em 95% das cidades do país.
• Os 39% restante são jogados em beira de rios, nascentes ou espalhados pela cidade.
• A maioria dos municípios do Brasil possui áreas comprometidas por causa dessa prática.
• Sem nenhum controlesanitário ou ambiental o lixo acarreta graves problemas de saúde pública.
Infelizmente nunca pensamos sobre o destino do lixo que é coletado diariamente de nossas casas e de uma forma muito cômoda.
Muitas vezes esse lugar é impróprio, isto é, o lixo é jogado numa porção de terreno, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar.
Esses locais chamam-se depósitos clandestinos de lixoou lixões. Os lixões devem ser totalmente extintos e devemos lutar e exigir das autoridades a qualquer custo.
Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano!
A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou até mais causando danos ao meio ambiente e doenças terríveis.
Precisamos ficar de olho enos policiar para não cooperarmos com isso e causarmos mais danos para as nossas cidades!


Lixão

A medida mais comum adotada no Brasil é o lixão. É uma opção mais barata, porém, com graves conseqüências à natureza, uma vez que o lixo é jogado diretamente ao solo e fica exposto em áreas abertas, trazendo mau cheiro e atraindo insetos (baratas, moscas,mosquitos), ratos, etc., devido à decomposição da matéria orgânica. Esses animais acabam disseminando doenças principalmente para as famílias que vivem próximas ao lixão e que muitas vezes dependem dele para garantir seu sustento.
Além de tudo, o lixão produz o chorume, também conhecido como líquido percolado ou lixiviado, uma mistura de matéria orgânica e produtos tóxicos, como chumbo,mercúrio, que se originam de tintas, solventes, pilhas, lâmpadas fluorescentes, etc. que quando levado pela água das chuvas, acaba por contaminar o solo e lençol freático, tornando a água da região imprópria para o consumo.
Lixão é a disposição final de lixo sem qualquer tratamento. É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - é o mais usado no Brasil!
Mais de 90% do lixo emtodo o país é jogado ao ar livre. Essa a lixara toda traz vários problemas. Primeiro junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.
Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume,um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!
Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não raciocina muito bem pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muitotóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.
O lixão a céu aberto também atrai catadores de lixo (adultos e crianças que se contaminam com doenças variadas!) e animais domésticos, que comem aqueles restos.




Aterro Sanitário

O lixo é colocado em trincheiras abertas no solo e forradas com material impermeável....
tracking img