Livro "Pedagogia do Oprimido"

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013

CURSO DE PEDAGOGIA


Resumo do livro: Pedagogia do Oprimido;Paulo Freire


As primeiras palavras de Paulo Freire em seu capitulo 1 do livro Pedagogia do Oprimido, é de que o problema dasociedade era a desumanização, que mesmo no âmbito de liberdade, não havia um respeito aos menos favorecidos. Freire usa a denominação “opressores e oprimidos” para referir-se aos mais favorecidos e osmenos favorecidos de uma sociedade. Entende-se que os opressores usam de seu poder para fazer com que todos pensem que são generosos, no entanto eles apenas usam essa falsa generosidade para viver bemcom os oprimidos sem que eles percebam e tomem consciência da injustiça que causam-lhe. É preciso que haja uma libertação dos oprimidos, aonde eles possam lutar para que a sua humanização sejarestabelecida.
A grande discussão é fazer com que os oprimidos que passaram por essa situação e conseguiram evoluir, não passe a ser um opressor, mas sim pessoas humanizadas com o entendimento de uma boavivência em sociedade comunitária. No entanto, quando os oprimidos passam a se libertar dessa situação, os opressores começam a interpretar que eles agora fazer parte do grupo dos oprimidos, pois nãoaceitam que outros grupos possam ter uma situação relativamente parecida com a deles, pensando assim, que estão sendo lesados, de opressores para oprimidos.
Foi visto também que todo individuo tem suadualidade, opressores o oprimidos, onde um hospeda o outro. Assim, um oprimido tem a inspiração, às vezes involuntária, de seguir os padrões de vida de seu opressor. Porém, um indivíduo não seliberta dessa dualidade com facilidade, é preciso que haja uma união entre os indivíduos, uma libertação realizada pela liderança revolucionária, onde um convencimento de lutar pela transformação,depositando uns aos outros a reflexão e a ação. No entanto, a luta pela humanização só acontecerá a partir do momento em que cada individuo aceitar que a responsabilidade da mudança está dentro de cada um....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Resenha do livro pedagogia do oprimido
  • resumo do livro pedagogia do oprimido
  • resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Resumo do livro Pedagogia do Oprimido
  • Resenha do livro Pedagogia do Oprimido
  • Resumo Livro Pedagogia do Oprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!