Resumo do livro pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA
























RESUNO DO LIVRO “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO”CURITIBA
2012



















RESUMO DO LIVRO “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO”



Resuno apresentado como requisito parcial à conclusão dadisciplina de Comunicação e Linguagem, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Prof: Adriana Cristina S de Mattos BrahimCURITIBA

2012
Pedagogia do Oprimido de autoria de Paulo Freire, explica uma sociedade educacional, onde existe uma divisão de classes pedagógicas, queseriam a Pedagogia dos Dominantes, que refere-se a uma educação rígida e Pedagogia do Oprimido referindo-se a uma educação como prática da liberdade. Para Freire a educação tradicional, ajuda a perpetuaras injustiças sociais. A obra é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a realidade social, suas contradições, pois a educação não poderia ser desvinculada do seu principal objetivo, que é aconstrução de uma sociedade mais justa, pois para o autor a educação tem por base o diálogo literário, mesmo as pessoas não alfabetizadas tem cultura e quando o professor consegue fazer ponte entre acultura dos alunos, estabelece-se o diálogo para que novos conhecimentos sejam adquiridos.
A obra se divide em 4 partes, onde a primeira “Justificativa da Pedagogia do Oprimido”, relata sobrea dominação da educação tradicional e propõe uma pedagogia de Liberdade. Apresenta a opressão como um problema social, onde os menos favorecidos são oprimidos sendo obrigados a aceitar o que lhe éimposto na educação, e que os mesmos têm que se libertar dessa opressão, refletindo suas causas, sendo auxiliados e orientados pela pedagogia. A segunda parte “A Concepção “Bancária” da Educação como...
tracking img