Livro educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA




“O moderno é ler Platão”
Umberto Eco


“Teu dever é lutar pelo direito, mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça”
UM dos mandamentos do advogado redigidos por Eduardo Couture


“Enquanto na Europa Moderna os filósofos idealistas constroemcada um seu sistema pessoal, a filosofia de Aristóteles, descrição e visão do real, tornou-se um bem comum da humanidade. Os juristas não têm o direito de ignorar essa filosofia”
MICHEL VILLEY


“Recriminaram-me, com razão, a ignorância das idéias de S. Tomás. Quantos erros teriam sido evitados se houvéssemos conservado com fidelidade as suas doutrinas!Quanto a mim, creio que se as houvesse conhecido antes, não teria escrito meu livro. As idéias fundamentais que desejava publicar já se acham expressas, com clareza perfeita e notável profundidade, por esse pensador vigoroso”
IHERING


“A análise do sentimento de justiça foi feita por S. Tomás em termos que nunca foram ultrapassados”
L.DUGUIT



PEQUENO RESUMO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA


Prolegômenos




O filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” mostra a evolução humana através da história. Uma espécie lutando para sobreviver em um ambiente inóspito. Os “humanos” tinham a aparência de macacos sempre em luta com bandos rivais para assegurar a difícil sobrevivência.


O homem de Neanderthal erao Grande Guru entre 200.000 a.C. até 40.000 a.C. Descoberta cientifica recente indica que ele possuía uma cultura complexa. Enterravam seus mortos em posição fetal, possuíam cerimônias e rituais com flores. As cerimônias indicam algum tipo de fé e preocupação com os companheiros e pessoas queridas. É importante frisar que os animais, simplesmente abandonam o corpo falecido para a sua decomposição,sendo o homem o único animal que enterra os seus semelhantes.


A partir de 10.000 a.C., os caçadores nômades começaram a organizar-se em comunidades, plantando e domesticando pequenos animais. Começaram a pensar em matemática, em astronomia e palavra escrita surgiu.


Quer você concorde ou não, você tem uma filosofia.


A filosofia consiste em pensamentos, sejameles sobre matemática, religião, ciências naturais, ciências sociais, direito, bioética, etc.


Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: O final do séc. VII e inicio do séc. VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto.


O primeiro filósofo foi Tales de Mileto, teria vivido entre 624 a 546 a.C., e a ele éatribuída a criação da palavra FILOSOFIA (Filo = amizade + Sofia = Sabedoria)


As raízes da filosofia ocidental estão na Grécia antiga, onde períodos de complexas transformações fizeram surgir novas formas de pensar sobre a realidade. A evolução do pensamento entre os gregos antigos foi um salto gigantesco no processo de pensamento da humanidade. Hoje podemos rir de algumas dessasteorias, mas elas eram inovadoras e representavam uma grande influência para aqueles que a seguiam.


No inicio eram os pré-sócraticos que misturavam ciência com misticismo. Depois os sofistas, que definiam sabedoria em função de seu próprio interesse. Surge Sócrates que estava em busca da verdade moral, e depois dele vieram os grandes pensadores sistemáticos, Platão e Aristóteles.OS PRÉ-SOCRÁTICOS


Os pré-socráticos são considerados os primeiros filósofos e que ensinavam nas cidades-estado gregas por volta do séc. VII a.C.. Hoje suas idéias e teorias parecem ridículas, no entanto, eles têm o mérito de terem se afastado das explicações primitivas de deuses e demônios para explicar a natureza, a sociedade, a realidade, etc. Demonstraram que a sabedoria não...
tracking img