Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão

A inclusão de alunos cegos ou com baixa visão tem aumentado muito nas escolas, desta forma os professores tem que descobrir e reinventar estratégias, atividades pedagógicas e fazer uso de recursos didáticos para sua alfabetização.
A baixa visão é uma deficiência que requer a utilização de estratégias e de recursos específicos, é muitoimportante compreender as implicações pedagógica dessa condição visual e fazer uso de recursos de acessibilidade adquirido no sentido de favorecer uma melhor qualidade de ensino na escola.a baixa visão ocupa uma posição proeminente no que se refere á percepção e integração de formas, contorno,tamanho, cores e imagens que estruturam a composição de uma paisagem ou de um ambiente, e o elo de ligações quepermite os outros sentido, permite associar som e imagem, imitar um gesto ou comportamento e exercer uma atividade exploratória circunscrita a um espaço delimitado.
A falta de estimulação contribui para a perda funcionalidade visual, o professor é um dos principais mediadores quanto ao uso eficiente do resíduo visual do aluno em diferentes atividades, o aluno com baixa visão usa ou tem apossibilidade de usa a visão para a realização de atividades escolares e outras fora da escola, mas com as atividades significativas o aluno poderá descobrir os benefícios e as vantagens de usat resíduo visual, fixar os olhos, focalizar, e seguir objetos situados em diferentes posições e distancia, dessa forma, poderá compreender a importância do uso da visão na execução de suas tarefas.
O tipo etamanho das letras, a distancia do material a ser visualizado, o contraste oferecido e a incidência de luz sobre o material, ajudam muito o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. O professor pode trabalhar com alguns recursos e auxiliar ópticos, com os alunos de baixa visão, os auxílios ópticos são- lentes que possibilitam a ampliação de imagem e a visualização de objetos, oferecendo o uso da visãoresidual para longe e para perto, os auxiliar ópticos para perto podem ser, óculos com lentes especiais, lupas manuais ou de apoio. Os auxílios ópticos para longe pode ser- telescópio, que favorecem a visualização de pessoas ou de objetos distantes, esses tipos de auxilio, serve para ajudar o aluno ver o que esta escrito na lousa, identificar uma placa na porta ou na parede e aprender a observaros objetos, deste pequeno essa criança de baixa visão deve utilizar esse auxílios.
Ele pode utilizar também de alguns auxílios não-opticos, como a iluminação natural do ambiente, uso de lâmpada incandescente no teto, contraste nas cores, livros com texto ampliados, caneta de ponta grossa preta ou azul, guia de leitura, carteira adaptada, com a mesa inclinada para que o aluno possa realizar satividades com conforto visual.
As possibilidades são muito extensas e que é na verdade a interação com os alunos, e na busca constante por parte do professor que essas inovações, tornam-se práticos atender as necessidades dessas crianças com baixa visão. Cabe ao professor estar oferecendo meios que levam essas crianças portadoras de necessidades especiais serem alfabetizadas, temos muitos recursospara ser utilizado para a alfabetização de alunos com deficiência física. Há alguns anos atrás, acreditava que o aluno cedo deveria ser alfabetizado em escola especializada, ele não poderia estudar na sala de alunos comum, devido os conteúdo escolares. A criança com cegueira não tem as mesmas possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga, para entrar em contado com osobjetos, seres diversos, espaços e localização, mas ela tem a mesma possibilidade de alfabetização e aprendizagem, a autonomia e independência para brincar, correr, pular, participar de jogos, brincadeiras, e atividades lúdica ficam comprometidas pela ausência de visão que restringe o movimento do corpo no espaço, por isso a criança com cegueira tem mais dificuldade.
Durante o desenvolvimento da...
tracking img