Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primeiros impressos 

Os primeiros impressos para crianças não tinham nenhuma intenção mais amena. Páginas coladas a um suporte, que a primeira vista podiam servir também de palmatória. Começam a ser usadas em 1440 e continuam a aparecer até 1850 . Além do ABC incluíam orações, ensinamentos morais ou políticos.  Mas logo a criança descobre as anedotas, contos maravilhosos, episódios decavalaria. E se apossam dessas narrativas populares, que não foram escritas especialmente para elas. 

Origens da Literatura Infantil 

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como “clássica”,encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que desde essa época a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São, também, de caráter mágico ou fantasioso, as narrativas conhecidas, hoje, como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativasorientais, que se forjaram durante séculos antes de Cristo, e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico, que persistem até os dias atuais.

A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, época em que as mudanças naestrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico, que persistem até os dias atuais.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo “status” concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola.
Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eramelaboradas para se converterem em instrumento dela.
 
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta. 

Fábulas (do latim- fari - falar e do grego - Phao - contar algo) 
Narrativa (denatureza simbólica) de uma situação vivida por animais, que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade.
Nascida no Oriente, vai ser reinventada no Ocidente pelo grego Esopo (Séc. VI a.C.) e aperfeiçoada, séculos mais tarde, pelo escravo romano Fedro (Séc. I a.C.) que a enriqueceu estilisticamente. Entretanto, somente no século X, começaram a ser conhecidas asfábulas latinas de Fedro. 
Ao francês Jean La Fontaine (1621/1692) coube o mérito de dar a forma definitiva a uma das espécies literárias mais resistentes ao desgaste dos tempos: a fábula, introduzindo-a definitivamente na literatura ocidental. Embora escrevendo para adultos, La Fontaine tem sido leitura obrigatória para crianças de todo mundo. 
Podemos citar aqui algumas fábulas de La Fontaine: “OLobo e o Cordeiro”, “A Raposa e o Esquilo”, “Animais Enfermos da Peste”, “A Corte do Leão”, “O Leão e o Rato”, “O Pastor e o Rei”, “O Leão, o Lobo e a Raposa”, “O Leão Doente e a Raposa”, “A Corte e o Leão”, “Os Funerais da Leoa”, “A Leiteira e o Pote de Leite”. Para quem as inventa, a fábula é um jogo de raciocínio. Um jogo ágil e lógico, cujo resultado é um ensinamento. 

Fábulas de Fedro Supõem-se que tenha vivido no século I d.C., era filho de escravos, mas era livre. Inspirou-se nas histórias de Esopo, acrescentando melhorias em algumas. 

Fábulas de La Fontaine 

Jean de la Fontaine (1621-1695) nasceu na França e conquistou a celebridade através de suas fábulas. Passou praticamente toda a sua vida como hóspede de personagens ilustres (duques e condes) que o admiravam....
tracking img