Literatura trovadoresca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A vila de Catandica, em tempos conhecida por Vila Gouveia, é a sede do distrito de Bárue e também desde 1998 um município com um governo local eleito. De acordo com o censo de 2007, a vila de Catandica tinha 29 052 habitantes. [1]Ela localiza-se a 180 km Norte da capital provincial. Chitewe, Chibarue, Chimanyka e Chinhungwe são as línguas mais faladas. Fazem parte das culturas derendimento e subsistência o milho, mapira, feijão, batata-doce, mandioca, couve, banana, tomate, alho e cebola.
A vila de Catandica tem sistema de água canalizada mas somente no bairro cimento que é o bairro da zona central da vila. A capacidade de condução de água é pequena e o sistema não consegue abastecer todos os tanques instalados. Tubos que rebentam e fuga de água é um problema frequente.Algumas das outras localidades do distrito de Báruè são abastecidas de água através de furos e poços, mas a maioria da população é obrigada a utilizar água não tratada, dos poços artesanais ou dos rios. Os grandes problemas que dificultam o abstecimento de água potável no distrito, são as avarias das bombas e o problema que os poços frequentemente secam.
Catandica, sede do distrito de Bárue, járecebe energia eléctrica através da EDM, embora não em quantidade correspondente à procura. Actualmente, o número total de consumidores são 132, e a rede abrange principalmente os edifícios e as casas de alvenaria no bairro de cimento da sede. Se EDM tivesse maior capacidade, e se a rede fosse mais extendida, poderia ter mais clientes na vila de Catandica, comerciais e industriais bem como os de tarifadoméstica. Da rede actual, a potência instalada é de 100 kVA com uma extensão da rede de média tensão de 8 000 metros. Funciona com um único transformador de 100 kVA-33/0,4 kV e, assim, está numa situação de transformador saturado, o que impede o atendimento de solicitações de potência acima de 5,5 kW.

Dentro desta vila, escolhemos analisar a estruturação de um dos seus bairros, no caso obairro 7 de Abril, que, a principio se localiza muito próximo da região urbanizada, deixada pelos antigos colonos.
Portanto, este trabalho cinge-se na análise dos procedimentos utilizados quer no parcelamento quer nos sistemas de arruamentos feitos no bairro em caso, em particular e, no geral, em relação a outros bairros.

A presente pesquisa está estruturada em quatro capítulos, a saber: primeirocapítulo, que inicia com esta introdução, englobando os seguintes aspectos: tema, delimitação do tema, justificativa, relevância, problematização, objectivos, hipóteses e metodologias de pesquisa; segundo capítulo aborda a fundamentação teórica, onde se discute os termos centrais do tema em estudo; terceiro capítulo, a análise e interpretação dos dados, destaca-se a reflexão em volta daproblemática; quarto capítulo, refer-se a conclusões e recomendações. Depois desta unidade, apresentamos as referências bibliográficas e anexos.

1. Tema

Impacto do mau arruamento do municipio de Catandica – Estudo de caso Bairro 7 de Abril

2. Delimitação

Embora seja pertinente um estudo mais exaustivo para toda a vila, a nossa pesquisa vai se restringir exclusivamente ao bairro 7 de Abrilque se encontra mais próximo a zona urbanizada, conforme nos referimos anteriormente.

3. Justificativa

A escolha deste tema tem a ver com os problemas reais com que nós, os munícipes da vila de Catandica nos debatemos no nosso dia – a – dia, o de vermo-nos confrontados com a necessidade de construção da nossa casa própria e o combate ao lixo.
Quase que diariamente a Câmara sente-seconfrontada com os munícipes que procuram os seus serviços para resolverem seus problemas de habitação. Existem pessoas que estão há vários anos com pedidos de lotes de terrenos para construírem e poderem assim ter um abrigo condigno para si e os seus sem que nada tenham conseguido, uma vez que a CMC não tem tido capacidade de resposta para toda essa procura. Outros conseguem terrenos por via legal,...
tracking img